Com uma pilha de papel vermelho e uma tesoura, e um par de mãos hábeis, uma obra de arte requintada de recorte de papel será concluída em alguns minutos. O corte de papel é uma das artes folclóricas tradicionais mais antigas da China, popular há milhares de anos. No universo da arte do corte de papel, a prática de Yuncheng tem uma característica local distinta, sendo um patrimônio cultural imaterial, típico da cidade de Heze.

Yuncheng, um condado milenar, localizado na província de Shandong, possui profundos depósitos culturais e é onde a técnica de corte de papel é praticada há muito tempo. Durante a Dinastia Han, os habitantes locais tinham o costume de cortar folhas de ouro e prata, além de seda colorida em imagens de pássaros e flores para usá-las nos templos.

Posteriormente, com a invenção do papel, o papel colorido foi recortado em imagens de animais e plantas, que foram coladas em janelas ou vergas como decoração de casa. Este costume tornou-se cada vez mais popular. Hoje em dia, em ocasiões festivas como em data comemorativas tradicionais, casamentos e festas de aniversário, os habitantes fazem trabalhos requintados de recorte de papel para celebrar, ou rezar por boa sorte.

A obra “Amor pelo Rio Amarelo” (Foto: Divulgação)

O corte de papel de Yuncheng, como já mencionado, utiliza papel e uma tesoura como ferramenta. Assim, nesta forma de arte folclórica, são aplicadas técnicas de corte variadas, dobra e corte plano que abrangem diferentes temas, a exemplo de costumes populares, fatos históricos, flores, pássaros, peixes, insetos, aves e feras. Após longos anos de produção e prática social, os artistas de recorte de papel acumularam experiência para melhorar suas habilidades e enriquecer os temas, criando trabalhos de recorte de papel que combinam arte e vida para trazer a apreciação desta estética para as pessoas. O “Amor pelo Rio Amarelo”, criado por Yang Xiuling, representante do corte de papel de Yuncheng, foi premiado no 15º evento do “Mountain Flower Award” de Artes Folclóricas Chinesas no ano passado.

Compartilhe nas Redes Sociais: