Dezenas de milhares de caracteres escritos em uma única folha de papel: 

A expressão “micro livro” originalmente se refere à micro caligrafia, uma aptidão rara e uma técnica à beira da extinção dentro do âmbito da caligrafia tradicional chinesa.

A prática do micro caligrafia, na qual cada caractere não pode exceder 2 milímetros de tamanho, requer um profundo conhecimento da caligrafia, bem como uma compreensão minuciosa das exigências relacionadas a pincéis, tintas e papel. Na China, são raros os que se dedicam a essa forma de arte, e Xie Xiaopin, natural do Condado de Juye, em Shandong, é reconhecido como um talento excepcional nesse campo. Com o objetivo de preservar essa arte singular, ele dedicou décadas de sua vida à criação de micro caligrafias.

O envolvimento de Xie com a micro caligrafia remonta a 1990, quando sua excelente caligrafia o levou a ser escolhido por sua família para escrever a genealogia de seu clã.

O profundo interesse pelo estilo da micro caligrafia (xiaokai) surgiu ao produzir mais de 300.000 caracteres, distribuídos por mais de 20 volumes,  em um período de apenas seis meses.

A complexidade e dificuldade do micro caligrafia reside na sua minúcia e seu valor reside na precisão e engenhosidade da escrita. Após estudar mais de três milhões de caracteres, Xie adquiriu habilidades proficientes na escrita de xiaokai e micro caligrafia. Sua obra, intitulada “Genealogia do Clã Xie”, faz parte do acervo da biblioteca da Universidade Tsinghua, na seção de referência do Museu de Shandong e da biblioteca da cidade de Heze, desde 2016.

Além de continuar a criar micro caligrafias, Xie também assumiu o papel de instruir cinco entusiastas como seus sucessores, com a esperança de dar continuidade e perpetuar essa arte milenar.


Uma obra de micro caligrafia: “The Story of the Old Tippler’s Pavilion”.

Compartilhe nas Redes Sociais: