No último sábado, 24, a população compareceu em massa às 25 Unidades de Saúde e à Unidade de Saúde da Mulher, em uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. A ação, que teve como objetivo a prevenção e promoção da saúde, foi marcada pela coleta de 693 exames de papanicolau, além de aproximadamente 2.500 atendimentos realizados.

As unidades públicas ofereceram uma variedade de serviços essenciais, entre eles, destacam-se a coleta de preventivo, solicitação de mamografia para mulheres entre 50 e 64 anos, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, testes rápidos para detecção de infecções transmissíveis e atualização de carteira de vacinação para adultos e crianças.

A secretária de saúde, Marilda Zanoni, ressaltou a importância dessas ações, especialmente para as mulheres que têm dificuldade em realizar exames de prevenção durante a semana. Ela enfatizou que tais iniciativas visam promover o autocuidado em relação à saúde feminina. Além disso, os eventos aos sábados também proporcionam uma oportunidade para manter o calendário de vacinação de crianças e adultos em dia.

É importante destacar que as Unidades de Saúde do município seguem um cronograma de abertura regular, ocorrendo sempre no terceiro sábado de cada mês, das 8h às 13h. Essa iniciativa visa garantir o acesso contínuo aos serviços de saúde para toda a comunidade.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: