Somente em 2010, a Granja Caguiri, residência oficial do Governador do Estado do Paraná, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi adaptada pela primeira vez para adquirir novas funções. Uma área de 27.000 m² da Zona de Proteção Ambiental está sendo reformada para sediar a Escola Agrícola 4.0 em 2022. Os recursos que a nova unidade educacional terá incluem drones, radares GPS, impressoras 3D e outros equipamentos para medições agrícola.

Com investimento de R$ 482 mil, a primeira etapa da readequação da Granja Canguiri que teve reparos, pintura e melhorias, vai servir de suporte para as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, que fica no mesmo terreno e tem 550 alunos, sendo 150 internos de cidades mais distantes.

A Escola Agrícola 4.0 será o primeiro centro de Tecnologia (Cetec) do estado, ensinando disciplinas de tecnologia e sustentabilidade. A proposta do governo é transformar a Granja Canguiri em um laboratório prático e replicá-lo em outras 18 faculdades agrícolas do estado.

No início do ano que vem, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), responsável pela engenharia agrícola, vai abrir licitações para ampliação da escola, instalação de painéis solares e captação e reaproveitamento da água da chuva de novas estufas.

Desde 2010 a Granja Canguiri deixou de ser a residência oficial do governador. Último ano da gestão de Roberto Requião à frente do estado. De lá para cá, o imóvel permaneceu desocupado, sendo usado esporadicamente para reuniões.

Ao longo de mais de uma década, a propriedade do estado foi alvo de diversas especulações. O ex-governador Beto Richa (PSDB) não quis morar no imóvel e tentou colocá-lo à venda. Diante da repercussão negativa, Richa desistiu de vender a residência oficial.

Já o atual governador, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD), prometeu em campanha eleitoral de 2018 vender a propriedade, usando o argumento de acabar com “mordomias e desperdícios”. Porém, Ratinho Jr também foi demovido da ideia e em 2020 decidiu transformar a área na Escola Agrícola 4.0.

Compartilhe nas Redes Sociais: