A Paranaprevidência está próxima de alcançar o mais alto nível de excelência no Programa Pró-Gestão do Ministério da Previdência Social. O serviço autônomo, responsável pela gestão da previdência do Paraná, conquistou o nível III do programa, o último antes do nível IV.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, formalizaram a conquista na terça-feira (12). A certificação, concedida pelo Ministério da Previdência Social, é um feito raro, com apenas 22 certificações desse nível emitidas desde o lançamento do Pró-Gestão. Apenas seis estados, incluindo o Paraná, alcançaram esse grau de gestão previdenciária.

Em janeiro, uma auditoria confirmou que a Paranaprevidência cumpriu integralmente as exigências, assegurando os 24 itens necessários para alcançar o nível III, abrangendo concessão e manutenção de benefícios, gestão de investimentos e educação previdenciária.

O governador destacou o compromisso com o servidor público estadual e a importância da Paranaprevidência na garantia de uma aposentadoria tranquila. Nos últimos cinco anos, o órgão praticamente dobrou seu caixa, alcançando os atuais R$ 9,7 bilhões, com previsão de chegar a R$ 10 bilhões em breve.

Felipe Vidigal destacou que a certificação é um selo de qualidade para o mercado financeiro, permitindo buscar investimentos mais sofisticados. O Paraná se destaca ao combinar essa certificação com o nível A do Índice de Situação Previdenciária.

Após atingir o nível III, o Paraná mira o máximo do Pró-Gestão, o nível IV, em 18 meses. Com início em 2020, o processo avançou do nível II em 2021, consolidando a Paranaprevidência como referência em governança previdenciária.

Compartilhe nas Redes Sociais: