O Governo do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deu início à segunda temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. Com o tema “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”, busca fortalecer o atendimento e empoderar as mulheres em colaboração com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Foi anunciado também um repasse significativo de recursos aos municípios, a criação do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná e a expansão das parcerias e ações para mulheres no estado.

Os municípios terão acesso a R$ 20 milhões para a realização de diversas ações voltadas para as mulheres, como prevenção à violência, promoção do protagonismo feminino e apoio ao empreendedorismo. 

O Comitê Interinstitucional, incluirá representantes de seis secretarias estaduais e suas vinculadas, junto com membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do poder Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, o Paraná se destacou nacionalmente ao implementar a transferência fundo a fundo com o Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres em 2023. No último ano, 75 municípios foram beneficiados com R$ 6 milhões. Dal Ponte ressaltou outras iniciativas e o compromisso do governador Ratinho Junior em triplicar os recursos para mulheres.

A primeira-dama Luciana Saito Massa destacou o trabalho em defesa das mulheres paranaenses, enquanto o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ressaltou a importância da união de esforços para combater a violência de gênero.

“Próximo ao Dia Internacional da Mulher, marco deste novo pacote de ações, fortaleceremos o atendimento e garantiremos que as mulheres sejam protagonistas das políticas públicas, com a Caravana, o Comitê e novas parcerias”, disse a secretária Dal Ponte.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: