Paraná é o maior do Sul na geração de empregos no País

De acordo com um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no dia 31 de janeiro, o Paraná gerou 172.636 novos empregos formais, quarto melhor resultado do Brasil e primeiro da Região Sul no ano de retomada da economia. Esse número representa 6,3% do total de vagas criadas no País, cerca de 2,7 milhões no ano passado.

Segundo os dados da pesquisa, o Paraná esteve à frente de Santa Catarina (167.854) e Rio Grande do Sul (140.281), ficando atrás apenas de São Paulo (814.035), Minas Gerais (305.182) e Rio de Janeiro (178.098). As 172 mil vagas geradas no Estado representam mais do que a soma dos sete estados do Norte do Brasil (154 mil).

Agências do Trabalhador oferecem recorde de 11 mil vagas de emprego no Paraná

“Apesar do combate duro com a pandemia, nunca deixamos o Paraná estagnado. Com a confiança da iniciativa privada, investimentos públicos, programas sociais e de desburocratização, além da oferta de crédito, a economia respondeu no momento em que mais precisava. Essa retomada nos empregos ajuda a impulsionar todos os setores (comércio, serviços e indústria). Agora, com esse novo cenário, queremos crescer ainda mais em 2022”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Este é o melhor resultado desde 2014. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça Família e Trabalho (Sejuf), com base no Caged, o Paraná esteve acima da marca de cem mil postos abertos com carteira assinada somente seis vezes. O número de empregos gerados no ano passado é quase 492% superior ao total de oportunidades em 2020, mesmo com a pandemia.

Com sanção do governador, Paraná passa a ter o maior piso salarial do Brasil

Pelo quinto ano consecutivo os saldos de empregabilidade foram positivos. Em 2017 foram abertas 7.740 vagas no Paraná, número que saltou para 38.131 em 2018 e passou para 48.306 em 2019, o que mostra um índice de desenvolvimento promissor no Estado e consecutivamente na economia.

“Ao longo do ano passado buscamos novos investimentos. Em três anos, são quase R$ 100 bilhões em novas plantas fabris e empreendimentos de turismo e comércio no Estado. Boa parte ainda não reflete em empregos diretos porque as obras estão em andamento, como o maior frigorífico suíno da América Latina, em Assis Chateaubriand. Ou seja, a expectativa é a melhor possível para os próximos anos”, acrescentou o governador.

Em três anos, Paraná avança com o desenvolvimento promissor de seus municípios

A geração de empregos é consistente em todas as cidades paranaenses. Na ponta da intermediação para o mercado de trabalho, a referência é a rede de Agências do Trabalhador, que semanalmente auxilia a população em busca de emprego. O balanço consolidado de 2021 mostra que 367 municípios terminaram o ano com saldo positivo na abertura de novas vagas, um crescimento expressivo na busca pelo desenvolvimento socioeconômico.

Confira o relatório completo do Caged (AQUI) – Tabela 8.1.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

Feriado do Dia do Trabalho deve ser com sol em Colombo

Esta semana iniciou com sol, em Colombo, e deve permanecer assim nos próximos dias. Para…

2 horas ago

PARLAMENTARES MIRINS DE COLOMBO VISITAM A ASSEMBLEIA

Na tarde dessa segunda-feira (29), 14 parlamentares mirins de Colombo, conheceram a sede do poder…

7 horas ago

Curitiba recebe 3ª Feira de Dia das Mães com mais de 190 expositores

Curitiba recebe a 3ª Feira de Dia das Mães no começo do mês de maio,…

8 horas ago

Aluno Energia tem inscrições abertas até esta quinta

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições…

23 horas ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

1 semana ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

1 semana ago