Redação com AEN

De 21 a 27 de agosto é lembrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No Paraná, estudantes com deficiência da rede pública estadual contam com uma série de recursos para aumentar sua integração, resguardo e desempenho acadêmico.

Dentre as ações em destaque realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) estão as 278 Salas de Recursos Multifuncionais, espalhadas pelo Estado. No Paraná, a rede estadual atende cerca de 100 mil alunos com deficiência. São 70 mil na rede regular e 45 mil em instituições parceiras que recebem recursos do Estado.

Para atender às particularidades de cada estudante, os professores recorrem ao PEI (Plano de Ensino Individualizado), que leva em consideração as necessidades de cada aluno, utilizando metodologias diversificadas de apoio e tecnologias assistidas.

O planejamento prevê, ainda, investimento em atividades que contribuam para a evolução e participação na sala de aula, tendo o intuito de promover também vida social ao aluno com deficiência intelectual e múltipla, a partir da interação entre alunos, comunidade escolar e as famílias.

Por isso, professores e gestores mantêm contato direto com os pais ou responsáveis, com atenção especial para possíveis mudanças: seja de comportamento ou medicação, por exemplo, o que permite avaliar continuamente a evolução dos estudantes. 

TRABALHO CONJUNTO – O Estado também mantém ações efetivas com as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos mantenedoras de escolas de educação básica, na modalidade Educação Especial, com Centros de Atendimento Educacional Especializado e Escolas para Surdos e/ou Cegos. Elas asseguram os mesmos direitos e recursos destinados às escolas da rede estadual aos alunos com deficiência, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.

Compartilhe nas Redes Sociais: