A Secretaria da Segurança Pública do Paraná anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento da Operação Cidade Segura, uma iniciativa destinada a reforçar o policiamento ostensivo em cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento de lançamento ocorreu no Parque Linear do Palmital, em Colombo, marcando o início das atividades que também abrangerão Almirante Tamandaré e Piraquara.

A operação contará com a participação conjunta de policiais civis e militares, que realizarão patrulhamento em vários pontos das cidades alvo, com atividades preventivas e repressivas, incluindo policiamento aéreo e terrestre, uso de cães policiais, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de veículos e indivíduos. O trabalho será coordenado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou que o objetivo principal da operação é aumentar a segurança dos cidadãos paranaenses. Ele afirmou: “Vamos focar no policiamento ostensivo, unindo nossas forças com tecnologia e eficiência. Em 2023, tivemos uma redução significativa nos crimes violentos, o que se deve ao trabalho integrado das forças de segurança”.

A colaboração entre diferentes órgãos de segurança pública será uma característica essencial da operação, que também incorporará tecnologias como drones, monitoramento e atuação da polícia científica na análise de drogas apreendidas.

O delegado Igor Moura, da Delegacia do Alto Maracanã em Colombo, destacou a integração das forças de segurança na busca pela segurança da população. Ele relatou que ao longo do ano foram obtidos diversos mandados de prisão e realizadas operações de combate ao tráfico de drogas, à violência contra mulheres e crianças. Os resultados dessas ações serão apresentados ao governo do estado do Paraná.

O delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana da Polícia Civil do Paraná, Fábio Amaro, enfatizou a importância da operação para as regiões envolvidas. Ele destacou a queda significativa nos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, e expressou confiança de que a presença ostensiva das forças policiais trará ainda mais benefícios para a população.

O prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto, elogiou a iniciativa, afirmando que a integração das forças de segurança tem contribuído para a redução da criminalidade na cidade e que a Operação Cidade Segura trará maior segurança para a população.

O evento de lançamento da operação contou com a presença de autoridades como o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, o representante da Polícia Científica do Paraná, Alex Tavares, e o Chefe de Segurança da Polícia Penal do Paraná, João Paulo Schlemper, além de outras autoridades da Região Metropolitana de Curitiba.

Compartilhe nas Redes Sociais: