Foto: Freepik

O processo de comunicação é a principal ferramenta de evolução da humanidade. Desde os primórdios, o homem vem se aperfeiçoando. Graças e através da comunicação o conhecimento é perpetuado e transmitido de geração para geração, desenvolvendo o avanço tecnológico da humanidade. 

O que é comunicação? – Segundo o Professor Francisco Gioglioti: “a comunicação é um processo de transmissão de informação, entre indivíduos ou grupos, que tem como objetivo, garantir que haja o entendimento correto entre eles”. É imprescindível nos meios organizacionais, pois sem ela não haveria a interpretação correta das mensagens, dos processos de trabalhos, das rotinas. 

Observa-se que na família e na igreja a comunicação é: fundamental para a transmissão dos conceitos morais, fortalecimento dos valores e consolidação da ética entre os membros. 

É notório que a sociedade contemporânea tem perdido o domínio da comunicação eficaz, aquela comunicação que cumpre o seu papel de transmitir informações de interesse ao individuo e/ou ao grupo. Segue aqui a dica de dez ferramentas úteis a serem aplicadas durante o processo de comunicação que elevarão o nível e qualidade na comunicação eficaz que pode ser praticada por todos.

1 – Seja assertivo – A melhor forma de começar um diálogo de maneira assertiva, é usar o nome da pessoa / receptor da mensagem a ser comunicada. O nome é a palavra que as pessoas mais gostam de ouvir. Cuidado para não esquecer do nome das pessoas durante a conversa, pode causar uma ruptura no processo assertivo de comunicação.

2 – Pare de ser chato – Pratique o autocontrole, evite de ser ranzinza, e turrão. Isto pode criar um ruído ou bloqueio no processo de comunicação.
3 – Confie nas pessoas – Desenvolva está prática em seu cotidiano.
4 –  Elogie sempre as pessoas, evite e controle a crítica.
5 – Seja simpático, tenha um belo sorriso no rosto sempre isto lhe abrirá portas.
6 – Exagere na educação com as pessoas, seja sempre muito cordial.
7 – Foco na comunicação – Preste atenção na pessoa que está falando, na conversa e nos detalhes.
8 – Prepare-se para comunicar – Fale preferencialmente o que interessa a outra pessoa e ouça atentamente.
9 – Inove sempre – Faça algo diferente que agregue valor para a outra pessoa. 
10 – Valorize ao próximo com sinceridade – sempre que tiver oportunidade ressalte as qualidades das pessoas, dando valor a outra pessoa e faça isso com sinceridade.

Colocando em prática o princípio das dez ferramentas de comunicação eficaz, você se torna uma pessoa mais agradável e interessante, oportunizando melhores relacionamentos, viabilizando oportunidades em sua vida pessoal, profissional e familiar.

Professor Marcelo Castilhos
Especialista em Administração de pessoas – UFPR

Compartilhe nas Redes Sociais: