Nesta quarta-feira (23), o Museu Paranaense promove, a partir das 18h30, o lançamento do livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”, de Edilene Coffaci de Lima, professora da UFPR, Universidade Federal do Paraná. O evento terá entrada gratuita e não tem restrição etária.

A autora, Edilene Coffaci de Lima, é professora titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná. É mestre, desde 1994, e doutora, desde 2000, em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2015 iniciou uma pesquisa com os Xetá, de língua tupi-guarani no Paraná, em especial à história do grupo, em como se formou seus acervos, que hoje são distribuídos em diferentes museus, e aos processos de Justiça de Transição. Colaborou na elaboração do capítulo indígena da Comissão Estadual da Verdade – Teresa Urban. Desde 2009 é pesquisadora do CNPq, Conselho Nacional de Pesquisas.

Baseada no acervo do pesquisador José Loureiro Fernandes, salvaguardado no Círculo de Estudos Bandeirantes, a professora Edilene realizou uma pesquisa que teve como resultado uma publicação de grande relevância para o povo Xetá e os pesquisadores desse grupo étnico.

O liv

ro estádisponível gratuitamente em versão digital no site da editora Pucpress, editora da PUCPR. A autora estará presente no lançamento e contará também com a presença dos indígenas do povo Xetá Dival da Silva, Claudemir da Silva, Indiamara Paraná e Albert Paraná Costa.

A publicação tem grande importância para o guia de fontes sobre os Xetá, e inscreve-se em um esforço de tornar públicos os registros sobre esse povo, afirmando e atestando a história de luta e resistência dos Xetá e sua cultura. Outro intuito da autora e pesquisadora Edilene Coffaci de Lima é facilitar, com esse livro, os esforços de outros pesquisadores dedicados a esse grupo étnico, além do interesse dos próprios Xetá.

Compartilhe nas Redes Sociais: