Redação com AEN

O Cordão de Girassóis foi instituído como símbolo oficial de identificação das pessoas com deficiências ocultas. Desde o ano passado, o Museu Oscar Niemeyer (MON) reconhece e disponibiliza o Cordão aos seus visitantes autistas. O Cordão de Girassóis está disponível para o público autista na recepção, próxima ao guarda-volumes. Basta solicitar.

A iniciativa, inédita entre os museus brasileiros, é parte do programa “MON para Todos – Pessoas Autistas”. Dentro dele também foi lançada a Sala de Acomodação Sensorial (SAS). O espaço foi criado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos dentro do Museu.

O programa também inclui ferramentas para preparação da visita – a Narrativa Social e o Mapa Sensorial, disponíveis no site do MON.

Desde 2019, o Museu conta com o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) para ampliar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição. O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade MON, participando ativamente de suas ações e propostas.

O NAP é formado por uma equipe multidisciplinar, com a missão de melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

O Programa “MON para Todos” contempla ações voltadas para os públicos com deficiências. Além das pessoas autistas, atende pessoas cegas ou com baixa-visão, com legendas em Braille, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. Para as pessoas surdas, oferece atividades e vídeos traduzidos em Libras.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: