A escultura em madeira de Caoxian é um patrimônio cultural intangível nacional da China. A arte possui uma variedade de padrões e desenhos, e engloba produtos em madeira desde utensílios domésticos até obras de arte. Nos últimos anos, a escultura de Caoxian tem se destacado em exposições internacionais, sendo um dos símbolos culturais mais importantes do distrito e também uma das principais indústrias locais.

No Centro de Inovação na vila Sun Lao Jia, há uma grande variedade de esculturas em madeira como biombos esculpidos, estátuas de Luohan, imagens de Buda e vários componentes decorativos de móveis. Segundo Cai Xiufang, herdeira nacional da escultura em madeira de Caoxian, “A escultura em madeira de Caoxian é única por combinar o estilo de escultura em relevo com técnicas de escultura tridimensional em formato de círculo.”

Cai e seu marido iniciaram o negócio por fazer trabalhos esporádicos em casa, entalhando móveis. Mais tarde, ela entrou no mercado de móveis, começou a alugar terrenos, construir fábricas, contratar pessoas e aceitar aprendizes, passando de pequenos trabalhos esporádicos para a subcontratação de uma fábrica de móveis. Depois, a chegada contínua de pedidos fez com que ela crescesse cada vez mais, expandindo sua produção do mercado interno para a exportação em grande escala para todo o mundo.

O desenvolvimento de uma técnica não pode prescindir da inovação, e muito menos da herança. “Há mais de uma década, artesãos de escultura do sul vieram para minha fábrica estudar. A chegada deles promoveu a integração das técnicas do norte e do sul.” Desde o início da fabricação de móveis, Cai tem ensinado aprendizes, na esperança de promover essa arte e criar um ambiente de herança exemplar. Para permitir que mais pessoas entendam a escultura em madeira e criem um ambiente favorável à sua propagação, Cai estabeleceu uma base de estudo em escultura em madeira e oferece cursos para cultivar crianças. Ela também está construindo um museu privado para a escultura em madeira de Caoxian, na esperança de que mais pessoas possam conhecer essa arte.

Compartilhe nas Redes Sociais: