Na manhã desta segunda-feira (18), a Agência do Trabalhador Central de Curitiba testemunhou a entrega inaugural do Cartão Social aos beneficiários da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como parte da iniciativa do Governo do Estado. Desde seu lançamento no início deste mês, um total de 68 cartões, com créditos para o transporte coletivo metropolitano, foram solicitados por pessoas que se enquadram nos critérios do programa e estão em busca de emprego.

A cerimônia simbólica de entrega do Cartão Social foi realizada em homenagem aos onze beneficiários que realizaram o cadastro na Agência do Trabalhador Central de Curitiba. Essas solicitações foram feitas logo após o anúncio do programa, na semana passada.

Das 1.414 consultas realizadas por trabalhadores até o momento, 556 foram consideradas aptas a receber R$ 242 em passagens, possibilitando o deslocamento entre os 20 municípios atendidos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), incluindo Curitiba e municípios adjacentes. O próximo passo para os beneficiários é formalizar a solicitação do cartão.

O Secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda enfatizou que o programa representa uma ação significativa para impulsionar a empregabilidade no Paraná, ao reduzir a distância entre os trabalhadores e as oportunidades de trabalho disponíveis. Ele destacou que semanalmente são oferecidas entre 16 e 20 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Estado, com a Região Metropolitana de Curitiba se destacando como uma das que concentra o maior número de vagas. O programa visa facilitar ainda mais essa conexão.

Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, ressaltou a importância do programa como um suporte vital para aqueles que buscam oportunidades de emprego, ao oferecer acesso gratuito ao transporte coletivo metropolitano. Ele reforçou o compromisso de promover oportunidades de inserção no mercado de trabalho para aqueles que mais necessitam.

Para solicitar o Cartão Social, é necessário agendar um horário pela internet. A pessoa pode também realizar uma consulta prévia através do site da Amep ou da SETR para verificar sua elegibilidade para participar do programa. Posteriormente, será agendado um horário para que o beneficiário finalize o cadastro na Agência do Trabalhador. Quando o cartão estiver pronto, o beneficiário receberá uma mensagem via SMS informando que pode retirar o cartão, já carregado com os créditos, no posto Sine escolhido.

Compartilhe nas Redes Sociais: