As tradicionais broas de centeio, com receitas centenárias trazidas ao Brasil pelos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos, são o tema de um festival gastronômico. Trata-se do 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau de Curitiba, que começou no último dia 8 e segue até 20 de agosto, em 20 padarias de Curitiba.

Ele é organizado em parceria pela plataforma Curitiba Honesta e pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (SIPCEP). Os preparos são servidos ao preço único de R$ 19. Participam do evento estabelecimentos tradicionais do setor, como as padarias América, Kaminski e Piegel, responsáveis pela trajetória centenária das broas de centeio na cidade.

“As broas de centeio são um elemento cultural notório e permanente da identidade gastronômica de curitiba”, ressaltou Eduardo Engelhardt, vice-presidente do SIPCEP. Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Curitiba desde 2002, as broas de centeio caminham para tornar-se Produto com Indicação Geográfica de Curitiba.

Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta, destacou que o processo já está em andamento no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). “Este festival vai trazer ainda mais visibilidade para as broas de centeio, produto que já é muito tradicional, da mesma forma que fizemos com a carne de onça, que também foi redescoberta e considerada Patrimônio Histórico de Curitiba depois que iniciamos festivais tendo como tema esse prato ”, diz

A ideia de juntar às broas a também tradicional Linguiça Blumenau abre espaço para a criatividade das padarias e receitas saborosas. O cardápio inclui pães recheados com linguiça Blumenau; bruschettas de broa cobertas com creme de ricota, geleia de cebola e pimenta, linguiça Blumenau e broto de alfafa; sanduiche na broa de centeio tostada com manteiga de ervas, linguiça Blumenau e tomate cereja, cream cheese, queijo minas, folhas de rúcula e crispy de provolone; dentre vários pratos unindo os dois elementos.

A lista dos estabelecimentos participantes do 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau, além das receitas disponibilizadas, pode ser conferida no site www.curitibahonesta.com.br ou pelo Instagram @curitibahonesta.

Compartilhe nas Redes Sociais: