Devido à grande demanda e ao intenso interesse do público, a exposição “Lina Faria – Passando a Limpo”, realizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) no MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, foi estendida até 15 de março. Atendendo ao pedido dos visitantes, mais pessoas terão a chance de apreciar o legado e talento da fotógrafa paranaense.

Com mais de 90 imagens cuidadosamente selecionadas, “Passando a Limpo” é uma homenagem à vida e obra de Lina Faria, destacando sua maestria técnica e sua habilidade em capturar a essência das pessoas e lugares. Sob a curadoria de João Urban, a exposição ressalta a beleza intrínseca das fotografias, independentemente de seu contexto.

Os trabalhos de Lina abrangem uma ampla diversidade de temas, desde o cotidiano das comunidades rurais e das habitações precárias no estado, até aspectos da vida na cidade de Havana, Cuba, onde a fotógrafa deixou um registro marcante de sua passagem. Além disso, a exposição apresenta retratos icônicos de figuras ilustres como Lala Schneider e Paulo Leminski, entre outros.

Uma das descobertas mais surpreendentes e significativas da mostra foi a revelação de uma valiosa coleção de fotografias feitas por Lina na colônia polonesa Thomas Coelho, em Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, no ano de 1984. Originalmente, essas fotografias foram atribuídas a João Urban devido a um equívoco na identificação, mas agora são apresentadas ao público como parte integral do legado de Lina Faria.

“Lina Faria – Passando a Limpo” marca a segunda etapa do projeto “Memória Viva”, uma iniciativa do MIS-PR destinada a celebrar e homenagear a trajetória de importantes agentes culturais do Paraná, enquanto ainda estão entre nós. O primeiro homenageado foi o fotógrafo José Kalkbrenner, com a exposição “Kalk – 91 anos de história”.

A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, localizado na Rua Ébano Pereira, 240, Centro, Curitiba. É uma oportunidade para mergulhar no universo fascinante da fotografia paranaense e celebrar o legado de uma das suas mais brilhantes representantes.

Compartilhe nas Redes Sociais: