Em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, o Museu da Imagem e do Som recebeu nessa quinta-feira a mostra fotográfica “Os Melhores Médicos do Mundo”, que ficará em cartaz até o dia 31. A mostra propõe um diálogo entre cada fotografia e os conceitos considerados essenciais para a prevenção, saúde e qualidade de vida para as mulheres, à medida que reforça que a conscientização não se limita apenas ao mês de outubro. 

Como parte do “Outubre-se de Janeiro a Janeiro”, projeto que nasceu do encontro da organização social de prevenção e acolhimento Anjo sem Asas com o estúdio Roman Fotografias, a exposição tem o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres e familiares envolvidos no tratamento contra o câncer. Foram selecionados 18 retratos que levam o olhar do casal de fotógrafos Cesar Roman e Silvia Roman para seis mulheres fotografadas e que convocam o espectador a refletir sobre o simbolismo do tratamento oncológico na vida das pessoas.

Nas fotos, Liz, Adri, Eliane, Sônia, Cléria e Juliana – acompanhada de seu bebê e de seu marido no retrato – representam: Luz do Sol, Dieta, Exercício, Descanso, Autoestima, Amigos, Autocuidado, Solidariedade e Fé, personagens que protagonizam os pilares para um tratamento saudável, também chamados pelos fotógrafos como “Os Melhores Médicos do Mundo”, título da exposição inspirado na citação de Charles Chaplin. 

Silvia Roman enfatiza que há uma grande diversidade de pessoas acometidas pelo câncer. Em trabalho colaborativo com o produtor Beto Bravo, cada foto possui o seu próprio aspecto cênico, onde a cor, vestes, iluminação incorporam diferentes e autênticos significados.

“A gente sempre trabalha em cima de uma demanda muito individual dessas pessoas, pois o objetivo é fazer fotos das mulheres em tratamento para quando elas verem essas fotos, se sentirem bem e enxergarem a esperança. As imagens mostram para elas mesmas que existe vida além do câncer”, reforça Silvia.

Serviço:

“Os Melhores Médicos do Mundo”, parte da campanha “Outubre-se de Janeiro a Janeiro” – fotos de Cesar Roman e Silvia Roman

Até dia 31 de outubro de 2022

MIS-PR – Museu da Imagem e do Som 

Localização: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Entrada gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais: