O Conselho Gestor Estadual do programa Paraná Produtivo foi oficialmente instalado nesta terça-feira (20) pelo governador em exercício Darci Piana. Com o propósito de impulsionar o planejamento de longo prazo e promover a representatividade das demandas regionais, o grupo reúne membros do Poder Executivo, do setor produtivo e representantes das 15 regiões do Paraná.

O foco principal do conselho é identificar potenciais e carências específicas de cada região, visando estabelecer prioridades no planejamento estadual para promover um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. Isso inclui a indicação de obras de infraestrutura prioritárias, alocação de recursos em áreas estratégicas e incentivo a vocações econômicas locais.

Darci Piana destacou a importância da representatividade abrangente do conselho, afirmando que isso permitirá uma distribuição equitativa e justa de recursos pelo Estado. A formação desse órgão é parte da segunda fase do programa Paraná Produtivo, que inicialmente concentrou esforços em oito regiões com menor desenvolvimento em termos de interlocução conjunta.

A inclusão de todas as outras regiões do estado na fase atual demonstra o compromisso em ampliar o alcance do programa e fortalecer o planejamento estadual a médio e longo prazo. O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, ressaltou a intenção de criar mecanismos para garantir a continuidade de políticas públicas eficazes e a participação da sociedade nas decisões, visando uma aplicação mais assertiva dos recursos e a resolução dos problemas regionais.

Compartilhe nas Redes Sociais: