Abrem-se as inscrições para a edição 2025 do Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio do Governo Estadual em parceria com a Secretaria de Educação (Seed-PR). Com 1.200 vagas disponíveis para alunos do 1º ano do Ensino Médio, esta edição histórica expande horizontes ao incluir a Irlanda pela primeira vez entre seus destinos internacionais, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Embarques estão previstos para janeiro de 2025.

As inscrições estarão abertas até 19 de abril, permitindo que os interessados se registrem através da Área do Aluno, plataforma da Seed. Os requisitos incluem ter cursado do 6º ao 9º ano em escola estadual e ter entre 14 e 17 anos.

Os critérios de seleção são exigentes: médias mínimas de 7,0 em todas as disciplinas no ano anterior, com registro no SERE. Também é requerida frequência mínima de 85%, participação em atividades extracurriculares e pontuação satisfatória no Programa Aluno Monitor, garantindo uma seleção justa e rigorosa.

A distribuição das vagas segue uma lógica inclusiva e equitativa. Cada município será representado por pelo menos um aluno, enquanto outras 100 vagas serão reservadas para beneficiários do Bolsa Família. As 701 vagas restantes serão distribuídas conforme os critérios da Seed, como detalhado no edital. A alocação de vagas por país fica da seguinte maneira: 200 para Austrália, 500 para Canadá, 150 para Irlanda, 200 para Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido. O resultado da seleção está previsto para maio.

O secretário da Educação, Roni Miranda, expressou sua satisfação com o lançamento desta edição, reconhecendo a importância do programa para os estudantes do ensino médio da rede estadual. Segundo ele, os participantes retornam mais maduros e profissionalmente preparados, inspirando colegas e educadores e promovendo um ambiente escolar mais diverso, inclusivo e globalmente consciente.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: