Com a disseminação de referências às artes marciais na cultura que nos rodeia, a prática destes esportes tem se popularizado no Brasil cada vez mais. Dentre as diversas modalidades de lutas, uma das que mais se destaca é o jiu-jitsu, impulsionada principalmente pelo alcance do UFC no mundo todo.

Nesta, que é a maior competição de artes marciais mistas do mundo, o jiu-jitsu sempre esteve bem representado, principalmente por atletas brasileiros, que trouxeram ainda mais visibilidade ao esporte, atraindo mais lutadores para a modalidade.

Em Colombo não é diferente, com a prática sendo cada vez mais difundida na cidade. Por todo o município existem espaços e academias destinados à introdução e desenvolvimento da modalidade. Um exemplo é a Academia Checkmat Colombo, localizada no Guaraituba, que se destaca não só pelo fortalecimento do esporte, mas também pelo ótimo retrospecto nas principais competições.

Na 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu 2022, a academia esteve no lugar mais alto do pódio em diversas categorias. (Foto : Divulgação/Checkmat)

Só no ano passado, a academia conquistou importantes títulos locais e regionais, como a Copa Strong, realizada em Santa Catarina, a Copa Antonina além das diversas etapas do Campeonato Paranaense da modalidade. O início de 2022 também se mostrou promissor, já que, no final de janeiro, a equipe da Checkmat Colombo conquistou importantes resultados na 1ª etapa do principal torneio estadual.

Para o professor Leandro Santos, não é somente a rotina intensa de treinos que garante os bons resultados alcançados, mas também o empenho e o espírito de união dos atletas: “O comprometimento deles ajuda muito. Eu percebo que os atletas estão sempre muito focados e felizes, mas eu acredito que o diferencial da nossa equipe seja a união, não só entre a gente, mas também com a nossa matriz”, ressalta Laco.

No próximo dia 20, a academia disputará a segunda etapa do Campeonato Paranaense, que será realizada em Curitiba, no Ginásio do Tarumã. O professor afirmou que a equipe estará presente no evento e convida toda a população local para torcer pelos nossos representantes. “Espero que a gente consiga a continuar trazendo resultados positivos para a nossa cidade. Esforço, dedicação e treinamento não vão faltar”, afirmou o professor.

Esporte é saúde

(Foto: Guilherme Boller/Jornal de Colombo)

Além dos benefícios à saúde trazidos pela prática esportiva, as artes marciais desenvolvem também atributos de bem-estar e disciplina, além de funcionarem como meio de proteção pessoal e de fortalecimento emocional.

Confira: CEU das Artes oferece aulas de Muay Thai e Capoeira em Colombo!

Estudos mostram que esportes de contato em geral, como o jiu-jitsu, ajudam a diminuir os níveis de estresse do corpo, e estimulam habilidades psicológicas como autocontrole, confiança, resistência emocional e autoconhecimento.

Para a atleta Sabrina Padilha Vaz de Vieira, os benefícios são vários: “O mais difícil é o primeiro passo, mas depois que você começa, é difícil parar, porque traz muitos benefícios. Emagrecimento, autodefesa, combate à depressão e ansiedade, tudo isso é desenvolvido com a prática do esporte. Eu digo com certeza que a melhor hora do meu dia é quando eu estou aqui treinando”, destaca a lutadora.

Para todas as idades

Diferente do que muita gente pensa, o jiu-jitsu é um esporte sem barreiras, oferecendo espaço para atletas de todas as idades, tamanhos e com diferentes características. Essa pluralidade pode ser evidenciada no rol de atletas da Checkmat, que conta com lutadores de todas as faixas etárias, desde os mais jovens até os já mais experientes.

(Foto: Guilherme Boller/Jornal de Colombo)

A pequena Larah Vieira Camargo, por exemplo, é uma das mais jovens lutadoras da academia, com apenas 9 anos de idade, mas já com um histórico vitorioso e uma experiência admirável na modalidade. Ela já treina há cinco anos e afirma que a prática costuma trazer um misto de sensações. “Dá um pouco de medo ao participar das competições, mas é emocionante poder subir no pódio e conquistar uma medalha”, afirma a atleta.

Na outra ponta da linha, o atleta Wesley Sena, de 55 anos, é o lutador mais experiente da academia, tendo iniciado os treinamentos na modalidade há pouco mais de dois anos. Ele destaca que não tem idade certa para a prática do jiu-jitsu e que a troca com os atletas mais jovens é importante também para o desenvolvimento pessoal.

“Eu sempre tento incentivar aqueles que têm medo por conta da idade. Muita gente pensa quenós vamos para a academia para semachucar, mas a verdade é bem diferente. O que nós aprendemos aquié a arte suave do jiu-jitsu, a desenvolver a humildade e a disciplina,criando amigos que nós honramosno tatame”, ressalta Sena.

Apoio

Apesar da importância e dos benefícios trazidos pela práticado jiu-jitsu, o esporte ainda é deixado de lado se comparado às outras modalidades. Custos com uniformes, taxas de inscrição, transporte e alimentação são alguns dos exemplos de despesas geradas no desenvolvimento dos atletas de alto nível.

Na última etapa do Campeonato Paranaense, a equipe da Checkmat conseguiu o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude (Semec) como transporte até Guaratuba para a disputa da competição, mas ainda existem necessidades de suporte e incentivo à modalidade.

“Nós temos muitos campeonatos, muitas competições, mas a maioria das pessoas não tem condições de poder participar de tudo. Então seria importante ter um apoio maior das autoridades, de empresários e da comunidade para fortalecer ainda mais o nome do nosso município nas competições”, destaca o atleta Giulliano Del Vigna.

Confira: Estão abertas as inscrições para o Bolsa Atleta 2022!

Compartilhe nas Redes Sociais: