Explorando habilidades tradicionais e transmitindo a cultura tradicional, Liu Yanzhong, nascido em 1988 e herdeiro da quinta geração da escultura de massa de farinha de Caoxian, um patrimônio cultural intangível nacional, conquistou vários prêmios nacionais e liderou essa arte para sair da China e entrar no palco mundial.

“A fabricação das figuras de massa é muito meticulosa, exigindo uma compreensão bem elevada, e a qualidade das obras depende completamente das mãos e da mente. Expressar a essência de cada personagem exige uma profunda acumulação de experiências”, diz Liu. Pequenas ferramentas, como facas, tesouras e pentes, se tornam mágicas nas mãos dele. Com seus dedos ágeis, personagens mitológicos ganham vida.

Nos últimos anos, Liu criou mais de 500 tipos de obras, ganhando o prêmio de primeira classe na Exposição Nacional da Arte de Escultura de Massa 2022 e outro prêmio no primeiro concurso “Revitalização de Artes Tradicionais — Copa Luban”. Suas obras foram exibidas na França, conquistando três prêmios e sete certificados e sendo incluídas pela UNESCO com um certificado de coleção. Foi a primeira vez que as esculturas de massa de Caoxian saíram da China para mostrar sua beleza ao mundo.

Para proteger e herdar melhor a arte da escultura de massa, Liu Yanzhong estabeleceu uma escola com o apoio do governo distrital, oferecendo experiências gratuitas e programas de aprendizado de longo prazo para fãs e estudantes. Aqueles que concluíram o aprendizado da escultura de massa podem trabalhar na oficina ou iniciar seus próprios negócios. Liu também estabeleceu uma fábrica na vila de Weiwan, criando mais oportunidades de emprego.

Liu visitou várias escolas primárias em Caoxian, introduzindo a escultura de massa nas salas de aula, às crianças. “O próximo passo é garantir a continuidade da escultura de massa de Caoxian, cultivar mais talentos e promover ainda mais essa arte tradicional”, diz ele.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: