A escrita de selo Mouzhuan é uma expressão artística tradicional da caligrafia chinesa. Designada como patrimônio cultural intangível da Província de Shandong, a arte de entalhar selos Mouzhuan de Zhang utiliza facas de entalhe ao invés de pincéis e busca inspiração em estilos ancestrais, incorporando inscrições em ossos oraculares, em blocos de pedra em forma de tambor e em objetos antigos de bronze, na escrita de selos. Essa arte é uma combinação perfeita entre a arte do selo, a caligrafia e as obras de pintura.  Com traços finos e meticulosos, a escrita de selo Mouzhuan se manifesta com regularidade, simplicidade e solenidade, evidenciando assim as profundas conotações culturais e o encanto estético singular da caligrafia chinesa.

Como o quinto herdeiro na arte de entalhar selos Mouzhuan, no Condado de Juye, Shandong, Zhang Huili mantém o princípio de que “fazer selos é como se comportar adequadamente” e combina habilmente a arte do entalhe com a autossuperação. Ele incorpora a cultura única de integridade da China em sua abordagem vigorosa e destemida na escrita de selo Mouzhuan.

Suas obras apresentam linhas suaves e poderosas, e cada traço se assemelha a um fio de ferro. A estrutura é permeada por dignidade e rigor, habilmente integrando ideias e qualidades artísticas, carregando consigo significados profundos. Através da beleza das obras clássicas, ele exibe a cultura tradicional e filosófica chinesa de vida.

Obras de Mouzhuan

Compartilhe nas Redes Sociais: