Dois homens, de 25 e 39 anos, foram presos em flagrante na última segunda-feira (24), em Piraquara, por adulteração de produtos medicinais. Na ocasião, os policiais civis que participaram da ação apreenderam diversos medicamento adulterados, com valor total estimado de R$ 100 mil.

As diligências foram iniciadas após o Conselho Regional de Farmácia (CRF) receber denúncias de irregularidades no local e comunicar os fatos à Polícia Civil do Paraná (PCPR). A fiscalização também contou com apoio da Vigilância Sanitária.

De acordo com o delegado Thiago Soares, o modus operandi da fraude era de acordo com a característica do medicamento. “Em alguns remédios os suspeitos apagavam a data de validade original e carimbavam nova data, colocando um selo da farmácia”, explicou. Ainda segundo ele, em outros casos, em que não conseguiam apagar a validade original, colocavam o selo sobre a marca de validade.

No local do flagrante, as equipes apreenderam diversos medicamentos com a data de validade adulterada, entre eles analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, anfetaminas, anticonvulsivantes, contraceptivos orais, contraceptivos de emergência, soros e produtos alimentícios.

Além disso, foram encontrados medicamentos controlados em que o estabelecimento não possuía autorização especial da Vigilância Sanitária para venda e apreendidos os materiais utilizados na prática criminosa, como óleos, acetona, tesoura e adesivos com as datas de validade.

Compartilhe nas Redes Sociais: