O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está celebrando o primeiro ano de independência da Polícia Militar do Paraná (PMPR), um marco que ocorreu no final de 2022. O desmembramento, que foi recebido com entusiasmo pela comunidade e pelos profissionais da corporação, tinha como objetivo principal aprimorar a gestão de recursos e fortalecer a atuação dos bombeiros no Estado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, expressou sua gratidão pela autonomia conquistada: “Completamos um ano de emancipação. Com a sociedade entendendo muito bem que o Corpo de Bombeiros merecia isso, tivemos o pronto atendimento do nosso governador Ratinho Júnior, que concedeu ao Corpo de Bombeiros a gestão plena de seus investimentos, e suas atividades sendo assim exercidas de forma ampla a toda a sociedade paranaense. Com isso, a gente consegue ampliar os nossos serviços e ter uma especialização própria do Corpo de Bombeiros.”

O Corpo de Bombeiros Militar agora assume a coordenação e a execução de diversas atividades, incluindo defesa civil, poder de polícia administrativa para prevenção a incêndios e desastres, combate a incêndios, prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial, buscas, salvamentos, socorros públicos e atendimento pré-hospitalar.

Nascido em Curitiba, em 17 de junho de 1970, o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior ingressou no CBMPR em 7 de maio de 1990, passando pelo curso de formação de Oficiais Bombeiros Militares da Academia Policial Militar do Guatupê. Com uma trajetória rica, incluindo experiência como instrutor de cursos e diversas condecorações, ele assumiu o Comando-Geral do CBMPR em 2020, desempenhando um papel fundamental na condução da corporação rumo ao sucesso e à excelência em seus serviços à comunidade paranaense.

Compartilhe nas Redes Sociais: