No cenário econômico paranaense de 2023, Colombo surge como uma das cidades que mais se desenvolve para a geração de empregos, destacando-se com a abertura de 2.562 vagas nos primeiros 10 meses do ano. Essa conquista coloca Colombo entre os 333 municípios paranaenses que apresentaram saldo positivo na criação de empregos.

Os dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que o Paraná teve um desempenho notável, criando 115.073 novos postos de trabalho formais no acumulado do ano. Esse feito posiciona o estado como o quarto de melhor desempenho do país no que diz respeito à geração de empregos.

No âmbito urbano, as cidades de maior porte lideraram a criação de empregos, com Curitiba se destacando ao abrir 19.734 vagas entre janeiro e outubro. No interior, Londrina e Maringá também se desenvolveram significativamente, registrando 7.448 e 6.883 novos postos, respectivamente. São José dos Pinhais, com 6.781 vagas, e Ponta Grossa, com 4.026, completam o quadro das cidades mais ativas no mercado de trabalho paranaense.

A inclusão de municípios de menor porte no ranking de geração de empregos é digna de nota. Cidades como Carambeí, Cafelândia, Nova Londrina e Loanda, com proteção abaixo de 25 mil habitantes, demonstram uma diversidade de crescimento econômico no estado. Mesmo municípios de dimensões reduzidas, como Nova Aliança do Ivaí e Santa Inês, não ficaram para trás, contribuindo com 28 e 23 novos postos formais, respectivamente.

Ao todo, 135 municípios paranaenses abriram mais de 100 vagas no período analisado, refletindo uma dinâmica positiva no mercado de trabalho. Apenas 61 cidades apresentaram saldo negativo nas contratações, evidenciando uma tendência geral de crescimento e prosperidade econômica em todo o estado.

“Trabalhamos constantemente para ampliar a geração de empregos em todas as regiões do Paraná, buscando atrair novos investimento privados, reduzir a burocracia e também investir em obras em todo Paraná para movimentar a economia local e oferecer novas oportunidades nos nossos municípios”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Compartilhe nas Redes Sociais: