Colombo sediou, no último sábado (4), a primeira reunião de 2023 da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). A agenda foi realizada no Parque da Uva, durante a celebração da Festa da Uva, e foi comandada pelo presidente da Associação, Bihl Zanetti, prefeito de Campina Grande do Sul.

Durante o encontro, os prefeitos debateram os possíveis impactos de uma redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na economia dos municípios, motivada por mudanças no coeficiente de cálculo das transferências anunciada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no final de 2022.

Os dados populacionais apresentados pelo Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) provocariam essa mudança no coeficiente. Na reunião, os prefeitos buscaram alternativas para evitar que os entes da Assomec sejam prejudicados em relação aos repasses atuais.

A reunião também serviu para debater a licitação de modernização do transporte metropolitano, anunciada pelo Governo do Estado recentemente. Cabe ao Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a gestão do sistema, além do repasse de cerca de R$ 170 milhões anuais para subsidiar a manutenção do transporte metropolitano.

Compartilhe nas Redes Sociais: