Na manhã do dia, 27, a Prefeitura de Colombo lançou o Programa Colombo Mais Protegida e Conectada na base da Guarda Municipal. Este programa é um marco para a segurança pública, com um sistema abrangente de monitoramento e tecnologia.

O evento contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, representando o governo do estado. Em sua fala, o secretário enfatizou a segurança efetiva em Colombo, destacando que esta não é apenas uma sensação, mas sim dados estatísticos apurados pela Secretaria de Segurança.

Hudson ressaltou ainda a importância da Muralha Digital implantada em Colombo, descrevendo-a como algo moderno e de última geração. Ele explicou que essa infraestrutura permite que o município e o estado ampliem o foco da segurança para toda a região, melhorando a segurança local e contribuindo para a elucidação de crimes.

Com quase mil câmeras distribuídas em pontos estratégicos e acesso gratuito à Internet para a população, o objetivo principal é zelar pelo bem-estar dos cidadãos e pela proteção da cidade por meio do uso da tecnologia.

O programa integrará órgãos públicos para agilizar o atendimento aos cidadãos. O prefeito Helder Lazarotto destacou: “Colombo é mais segura com a integração às bases de dados estaduais e federais, fortalecendo as forças de segurança”. A segurança é prioridade.

Os monitores da central de monitoramento serão os “olhos virtuais” da Prefeitura, focados na segurança da população, no monitoramento do tráfego e na proteção dos equipamentos públicos, em tempo real.

O prefeito explicou ainda que, com a criação de uma rede de vigilância abrangente, utilizando tecnologia de ponta para monitorar áreas públicas, espera-se reduzir os índices de criminalidade e proporcionar uma cidade mais segura e tranquila para todos os colombenses.

A implementação do sistema de monitoramento 24 horas, coordenado pela Secretaria de Governo em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, visa aumentar a segurança e a conectividade na cidade.

O secretário da pasta, Ademir Garcia, ressaltou: “Vamos entregar à população um novo sistema que possibilitará a geração de informações importantes e estratégicas para tomadas de decisões ágeis e precisas em situações emergenciais”.

Compartilhe nas Redes Sociais: