O processo de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em Colombo agora está mais acessível do que nunca. Com o advento do documento digital, os cidadãos têm uma maneira simplificada de obter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, promovendo inclusão e acessibilidade.

A solicitação da CIPTEA pode ser feita de forma gratuita pela internet, através do site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Este processo on-line visa facilitar o acesso e agilizar a obtenção do documento, garantindo que mais indivíduos com TEA possam usufruir dos benefícios oferecidos.

A CIPTEA é um instrumento vital para garantir uma experiência mais inclusiva e adaptada aos indivíduos com TEA em diversos ambientes. Ela garante prioridade no atendimento em serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social. Além disso, a identificação proporcionada pela CIPTEA é reconhecida em estabelecimentos privados, incluindo supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral, promovendo uma sociedade mais solidária e consciente das necessidades de cada indivíduo.

A iniciativa do Governo do Paraná em emitir a Carteira do Autista está em conformidade com a lei federal nº 13.977/2020. Essa medida visa garantir que os direitos e necessidades das pessoas com transtorno do espectro autista sejam respeitados e atendidos de maneira adequada, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.

Com a facilidade proporcionada pela emissão digital da CIPTEA, espera-se que mais pessoas tenham acesso a esse importante recurso, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades daqueles que vivem com TEA. 

Compartilhe nas Redes Sociais: