Nesta terça-feira (25), a Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, abriu as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O primeiro evento realizado para marcar a data foi o lançamento dos livros “Flores em Vida”, dos cartunistas Cesar Marchesini e Luiz Antonio Solda, e “Os Doze Trabalhos de Hércules”, que reúne trabalhos dos os poetas Monica Berger, Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado e Sérgio Viralobos.

As pessoas que estiveram na BPP puderam conhecer os autores das duas obras e participar de uma sessão de autógrafos com eles. Também nesta terça-feira foi realizada contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividades sobre os temas apresentados. Esta atração também será realizada nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), às 11h e 15h, e na sexta-feira (28), às 11h, na Sessão Infantil.

Para o restante da semana, estão previstas, ainda, outras iniciativas em celebração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Na quinta-feira será lançado o livro “Poesia Reunida”, que celebra o legado do poeta português Sidónio Muralha (1920-1982), às 18h; Já na sexta-feira será realizado o lançamento do livro “Recado da Chuva”, com uma sessão de autógrafos e contação com a autora Célia Cris Silva, às 11h30.

Também na sexta-feira, a partir das 8h30, serão distribuídos 700 livros novos para os usuários que realizarem empréstimos. São títulos doados por editoras e autores paranaenses, além de obras publicadas pelo selo editorial da própria BPP. A entrada é gratuita para todos os eventos.

Instituída pelo Governo Federal em 1980, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca acontece de 23 a 29 de outubro — data em que também se celebra o Dia Nacional do Livro. As comemorações buscam incentivar a leitura, difundir o livro e divulgar a profissão do bibliotecário.

Confira a programação completa:

Lançamento do livro Poesia Reunida

Encontro com os organizadores da obra que celebra o legado do poeta português Sidónio Muralha (1920-1982)

Dia 27, às 18h

Hall térreo

Como Promover as Bibliotecas Públicas nos Espaços de Poder?

Bate-papo com Cristian Brayner, pesquisador e bibliotecário da Câmara dos Deputados

Mediação: Marta Sienna (bibliotecária da BPP)

Dia 28, às 16h30

Hall térreo

Cine Pipoca

A Casa Monstro (2006, dublado, Classificação livre)

Exibição de filme com distribuição de pipoca para o público

Dia 28, às 14h30

Auditório

Lançamento do livro Hora de Brincar

Sessão de autógrafos com a escritora Vivian Millarch e apresentação da atriz Flávia Scherner (Fafá Conta)

Dia 29, às 10h

Hall térreo

Lançamento do livro Recado da Chuva

Sessão de autógrafos e contação com a autora Célia Cris Silva

Dia 29, às 11h30

Seção Infantil

Hora do Conto — A Grande Fábrica de Palavras, de Agnès de Lestrade

Sessões diárias de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguidas de atividades sobre os temas apresentados

Dias 25, 26 e 27, às 11h e 15h

Dia 28, às 11h

Seção Infantil

Compartilhe nas Redes Sociais: