Uma arte de “bordado” originado na Província de Shandong, o Bordado Chahua do distrito de Juancheng é conhecido por sua longa história e padrões de arte coloridos, e está incluído na Lista de Patrimônios Intangíveis da cidade de Heze.

Li Xiuqin, herdeira de terceira geração dessa arte, começou a aprender a técnica com sua mãe aos 14 anos e dominou uma variedade de técnicas de agulha do Bordado Chahua, apresentando a herança dessa arte por suas agulhas e fios.

“Ao bordar flores e plantas, a técnica do ponto ‘nó’ é empregada para o núcleo da flor, enquanto o ponto ‘simples’ é usado para as pétalas. O ponto ‘oblíquo’ é especialmente para bordar folhas, e a técnica do ‘Xinggeng’ é para os caules”, disse Li. Ela acrescentou que os padrões de bordado são realistas, exibindo uma forte sensação de tridimensionalidade ao fazê-lo.

Para proteger e transmitir o Bordado Chahua, Li Xiuqin estabeleceu uma oficina de pesquisa para esta forma de arte, tendo treinado 18 sucessores e formando mais de 300 fãs de bordado.

Compartilhe nas Redes Sociais: