O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está testemunhando um aumento significativo da presença feminina em suas fileiras. Com 278 mulheres no efetivo, representando 8,5% dos 3.265 profissionais em atividade, o CBMPR está gradativamente expandindo as oportunidades para as mulheres desde 2005. Esta evolução é destacada durante o Mês da Mulher no Estado, homenageando as mulheres que combatem incêndios, resgatam vítimas e prestam assistência em emergências.

As bombeiras militares desempenham diversas funções dentro da instituição, desde o planejamento até a área operacional. Dos 52 cadetes do curso de formação, 17 são mulheres, representando 32,7% do total. Entre os 309 oficiais, 48 são mulheres, o que equivale a 15,5%. Algumas alcançaram a graduação de major, a segunda mais alta na hierarquia, mostrando sua capacidade e dedicação.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, elogiou a preparação intensiva das mulheres para enfrentar os desafios da profissão, destacando sua contribuição crucial em todas as áreas operacionais da Corporação. Suas palavras ressoaram como um sinal inequívoco do reconhecimento do valor das mulheres dentro do serviço de bombeiros.

A major Geovana Angeli Messias é uma das pioneiras na Corporação, ingressando em 2005 e alcançando várias conquistas, incluindo a liderança de uma unidade operacional. Outra pioneira é a major Franciane Alves de Siqueira, cuja entrada em 2006 ajudou a trazer uma nova perspectiva para um ambiente tradicionalmente masculino, redefinindo as expectativas e inspirando outras mulheres a seguir seus passos.

O CBMPR está testemunhando uma mudança progressiva em suas estruturas e normativas, com um aumento notável na presença e no avanço das bombeiras. A recente aprovação de 47 mulheres em um concurso, representando 11% dos novos integrantes, é um exemplo incontestável desse avanço.

Além das funções administrativas, as mulheres também estão presentes na parte operacional, como a cabo Josiane Aparecida Luquetta, que se tornou condutora de viaturas pesadas após ingressar na instituição em 2013. Sua experiência exemplifica o compromisso e a competência das bombeiras militares do Paraná, que continuam a avançar em todas as áreas da profissão, demonstrando seu compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar da sociedade paranaense.

Compartilhe nas Redes Sociais: