Nesta segunda-feira (04), alunos da rede municipal de ensino de Colombo iniciaram um projeto inovador em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. A ação consiste no plantio de mudas em unidades escolares e prédios públicos, visando não apenas a sombra e a coloração da cidade, mas também promovendo a conscientização ambiental entre os estudantes.

O pontapé inicial aconteceu na Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha, localizada no bairro São Gabriel, onde 16 mudas foram cuidadosamente plantadas. Ao todo, 99 unidades participarão do projeto, incluindo 43 escolas municipais, 45 Centros Municipais de Educação Infantil e a APAE.

O destaque do plantio são os impressionantes 1200 ipês, cada um com 2,5 metros de altura, que serão distribuídos estrategicamente em frente às unidades escolares e prédios públicos. Além disso, serão adicionadas 600 mudas de árvores frutíferas, proporcionando não apenas um visual exuberante, mas também incentivando a produção sustentável de alimentos.

O secretário de Meio Ambiente, Zé Vicente, ressalta a importância da iniciativa: “Além de contribuir com a preservação do meio ambiente e alertar a população sobre os cuidados com a flora, essa ação vai colorir a cidade. É um projeto que envolve diretamente os alunos, tornando-os agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável”.

“O projeto não só visa transformar o cenário urbano, mas também educar os jovens sobre a importância da preservação ambiental e do papel fundamental das árvores na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Com a participação ativa dos estudantes, a expectativa é que essa iniciativa floresça não apenas em belos jardins, mas também em mentes conscientes e engajadas na proteção do meio ambiente”, declarou Zé Vicente.

Compartilhe nas Redes Sociais: