Em tempos de fim de ano, histórias inspiradoras mexem ainda mais com nossas emoções. Uma dessas histórias em Colombo, sem sombra de dúvidas, é a de Alice da Silva. Doceira de mão-cheia, a mestra Griô, que aprendeu a ler e escrever no Centro de Convivência “Raio de Luz” lançou, aos 86 anos, seu primeiro livro.

Nas páginas de “Doces Memórias”, Alice da Silva conta causos, anedotas, aprendizados e transformações do Jardim Osasco e da vida desta mulher, guerreira, mãe de 12 filhos, dos quais três adotivos. Ele foi lançado, inicialmente, em versão digital, mas ganhou uma nova edição, ampliada e com capa dura, para eternizar ainda mais a história desse símbolo de Colombo.

Uma das pioneiras do Jardim Osasco em Colombo, onde vive desde 1977, ela atuou como servidora na Fundação Cultural de Curitiba por três décadas, foi camareira do Teatro Guaíra e do Teatro Positivo, e até apareceu nas telonas, atuando no filme “Cafundó”, de Paulo Betti e Lázaro Ramos. 

Histórias como essas preenchem as páginas de “Doces Lembranças” que, naturalmente, não poderia deixar de ter uma seleção especial de receitas revelando cada segredo do preparo de alguns de seus famosos doces caseiros.

RECONHECIMENTO – Nesta semana, Alice da Silva esteve no gabinete da secretária municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, onde apresentou sua obra e autografou alguns exemplares do livro, que foi editado por Melissa Reinehr e Mestre Kandiero durante a pandemia.

O projeto é da Editora Humaita, criada por Mestre Kandiero em 2015 e dedicada à temática das Oralidades Afroparanaenses. Ele foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, em 2021. A aquisição de exemplares do livro pode ser feita através do site www.humaitaeditora.com.br.

Compartilhe nas Redes Sociais: