A bola já está parada há cerca de um mês. E não apenas em Colombo. O futebol está praticamente parado no mundo todo em uma situação praticamente ímpar na história do esporte bretão. Torneio foram paralisados e estão com as decisões pendentes, como no Campeonato Inglês, em que o Liverpool lidera com folga a competição, mas ainda não pode dar o grito de campeão, que não solta da garganta desde o final da década de 80. Mais próximo da nossa realidade, em nosso município, a pandemia afetou a disputa da Copa Jornal de Colombo. Na tradicional competição que reúne equipes amadoras da cidade, já haviam sido disputadas as duas primeiras de três rodadas previstas da primeira fase, ficando em aberto a última e decisiva partida para definir as classificações para fase eliminatória, em que oito das doze equipes participantes seguiriam na competição. Enquanto o esporte não pode voltar, vamos contar um pouco da história dos participantes desta edição. Nesta primeira parte, vamos falar sobre as equipes do Atitude, Contêiner e Fúria Negra. 

Atitude

De acordo com Cris, treinadora do Atitude Futebol Clube, o time surgiu de uma brincadeira de amigos, e a Copa Jornal de Colombo teve papel fundamental para a formação da equipe. “Na mesma época que formamos o time já recebemos o convite para participar da Copa Jornal de Colombo. Então fomos com muita raça e coragem” disse. O Atitude não possui nenhum patrocinador fixo, mas contou com a ajuda de Natalino e José Pontes, dois amigos de Cris que moram no bairro que a equipe representa, o Monte Castelo. Neste ano, o Atitude estreou com um empate em 2 a 2 diante do Bayern e sofreu uma goleada de 11 a 0 frente ao atual campeão Rio Verde, deixando o time em situação delicada na competição. Nada que desanime. “Jogamos por gostar de futebol. Por isso não desistimos nunca. O esporte é como a vida, nem sempre há a vitória. Para o terceiro jogo vamos voltar com mais garra porque queremos a classificação para a próxima fase”, afirmou. 

Conteiner 

Outra equipe que tem uma mulher à frente do elenco é o Conteiner Futebol Clube, comandado à beira de campo por Patricia Pontes. O clube foi fundado em novembro de 2019, com o nome de Amigos do Conteiner. “O time se iniciou em uma roda de amigos, que têm muito tempo de amizade e sempre frequentam o mesmo lugar, o Conteiner da Bera”, explicou o presidente Marcinho Santos, que também é o proprietário do estabelecimento citado. A equipe, que representa o bairro Campo Pequeno, decidiu entrar na disputa da Copa Jornal de Colombo graças ao entusiasmo do zagueiro Tunga e do atacante Déinha. Atualmente, o Conteiner tem os patrocínios das Farmácias PixFarma, Walter Souza Advocacia, Materias de Construção ConstruKasa e Bets Jogamito. Na estreia da Copa, o Conteiner perdeu por 3 a 1 para o Rio Verde, mas se recuperou na rodada seguinte ao vencer o Bayern por 1 a 0. “Seguimos vivos após a vitória na segunda rodada. Estamos focados em chegar com força para brigar por algo a mais. O Conteiner promete dar tudo de si dentro de campo para sair com a vitória e chegar bem na segunda fase. 

Fúria Negra

O Fúria Negra, que já havia participado da competição no ano passado e liderou a primeira fase, voltou neste ano mantendo a fórmula usada desde sua fundação em 2011: a utilização de jovens jogadores da região de Colombo. O time é do bairro Jardim Monza e começou jogando campeonatos de areia. Posteriormente, o Fúria entrou na disputa de torneios de sintético até chegar ao campo. Nestas duas primeiras rodadas empatou o primeiro jogo com o União Desportivo por 2 a 2 e perdeu o segundo jogo diante do Canarinho por 2 a 0. No entanto, o otimismo segue sendo o sentimento do comandante da equipe, Marcos. “O mais longe que chegamos na Copa Jornal de Colombo foi um quarto lugar. Ano passado fomos o melhor time da primeira fase. Passamos da primeira fase nas últimas quatro edições da competição e nossa expectativa é repetir isso”, comentou. O clube não possui patrocínios. 

Compartilhe nas Redes Sociais: