O Festival Cultural Internacional do Confúcio da China 2022 e o 8º Fórum de Nishan sobre Civilizações Mundiais foram concluídos em Nishan, localizada na cidade de Qufu, província de Shandong, leste da China, em 28 de setembro. Durante o evento de três dias, mais de 600 convidados provenientes da China e do exterior reuniram-se para debater sobre as civilizações mundiais, presencialmente e remotamente, na também conhecida como terra natal do grande filósofo chinês Confúcio.

As civilizações são diversas como uma paleta infinita de cores e seus valores podem ser compartilhados em harmonia. O tema do Fórum de Nishan deste ano foi “A Diversidade das Civilizações Humanas e os Valores Comuns da Humanidade”. Os especialistas e acadêmicos presentes no fórum concentraram suas discussões nos valores comuns de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para toda a humanidade. Ao mesmo tempo, também abordaram os valores culturais tradicionais chineses, a exemplo da boa vizinhança, coexistência de todos em harmonia e harmonia, mas não uniformidade, para o avanço da civilização humana por meio de trocas e aprendizado mútuo.

O fórum deste ano contou com uma experiência de interação através da qual os convidados puderam apreciar a boa cultura tradicional chinesa e sentir o charme da “hospitalidade e dos sabores de Shandong”. Assim, mais de 30 exposições e atividades culturais foram lançadas. Entre elas: uma exposição de trabalhos de caligrafia, entalhes de carimbos realizados por artistas chineses famosos, uma apresentação do tradicional teatro de sombras com o tema “Confúcio e os pensadores do mundo”, um tour imersivo no espaço de demonstração da “criatividade e da originalidade” cultural e uma experiência de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no local.

Na área de exposição da boutique “Feito à mão na China, Feito à mão em Shandong”, a série de carimbos dos “Cinco Santos e Carimbos Chineses” apresentou ícones da cultura confucionista, como Confúcio, Mêncio, Zengzi, Zisi e Yan Hui. Estes carimbos refletem a alta habilidade e originalidade dos artistas. Dos quebra-cabeças de madeira de Lu Ban, canetas, tinta, papel e pedras de tinta (normalmente usada para a caligrafia) à cerâmica e bordado de Shandong, os produtos artesanais, com o charme chinês e o sabor de Shandong, foram classificados em nove grandes temas: “Presentes para os professores”, “Herança poética e ritualística”, “Luzes de cerâmicas e esmalte colorido”, “O poder da tinta de Shandong”, “A música elegante e a autencidade da voz”, “Vestimentas de Shandong”, “Integridade moral e simplicidade”, “Vida refinada” e “Obras para a juventude”.

No Centro de Experiências Culturais da Medicina Tradicional Chinesa (MDC), a primeira coisa que chamou a atenção dos visitantes foi a parede temática “Chave da Civilização”, na qual estava exposta uma combinação perfeita do caractere chinês “中”(meio) em formato de uma chave. Na sala de exposições, os visitantes puderam aprender um pouco sobre a cultura da MTC através da exibição de artigos e aparelhos antigos de sua prática cotidiana, além da realização de exercícios físicos tradicionais como Taiji, Ba Duan Jin (“oito peças de brocado”, ou sequências de oito exercícios físicos de Qiqong), Wu Qin Xi (jogo dos cinco animais, ou ginástica física destinada à energização do corpo, que inclui alongamento de músculos e tendões), interações multimídia e consultoria especializada.

Quase 30 tipos de produtos relacionados à flor peônia, símbolo da China, incluindo flores secas, porcelana, óleo de semente e café, da cidade de Heze, conhecida como a capital das peônias na China, foram exibidos no salão de exposições especial da “Hospitabilidade e dos sabores de Shandong”. A exibição mostrou aos visitantes chineses e estrangeiros como a peônia de Heze floresceu e resultou em uma cadeia industrial completa de produtos especializados. Tal condição, deu-se graças à sabedoria e ao poder de inovação da cidade.

O Bordado de Shandong, com o retrato de Confúcio

O poder da tinta de Shandong

A Culinária de Confúcio: “Você sempre vai amar a melhor comida, que é delicadamente preparada”

A série de carimbos dos “Cinco Santos e dos Carimbos Chineses”.

Compartilhe nas Redes Sociais: