Categories: Regional

Vinte ônibus são adicionados à frota de Curitiba

Foram entregues na terça-feira, 21, no estacionamento da Rua da Cidadania do Pinheirinho, vinte novos ônibus que passarão a fazer parte do sistema do transporte coletivo de Curitiba. A entrega contou com a presença do prefeito da capital, Rafael Greca. Com estas novas aquisições, a frota curitibana passa a contar com 337 novos ônibus desde 2017. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o objetivo é totalizar 450 veículos até o fim do primeiro semestre de 2020. Atualmente, o transporte coletivo de Curitiba é composto por 1250 ônibus e atende cerca de 1,23 milhão de passageiros diariamente.

Além dos novos ônibus, foram apresentadas novas tecnologias, que serão utilizadas em breve, principalmente no sistema de bilhetagem. “São novos ônibus com tecnologia embarcada e que oferecem acessibilidade para as pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm inclusive sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros”, disse Greca. “Abrimos 2020 com mais ônibus novos e avanços robustos de tecnologia que garantem mais funcionalidade principalmente às áreas de bilhetagem e gestão da frota”, explicou o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto.

Entre as inovações, estão a biometira facial, que faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais; a integração entre linhas, que permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração; a integração temporal, que possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado; a interoperabilidade entre sistemas metropolitanos, que permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa; a ampliação da tarifa diferenciada, mais barata em determinados horários do dia; a venda de créditos por aplicativos; o pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador; o pagamento com cartões de débito e de crédito; a operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança e a gestão da frota, com a modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários. “A inovação é aliada importante do nosso sistema de transporte e facilitará o cotidiano dos curitibanos, que poderão trocar de ônibus fora dos terminais e estações-tudo sem ter que pagar uma nova passagem”, ressaltou o prefeito.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

PALAVRAS DE PAI PARA FILHO COM A PASTORA OSIK

Quem é Jesus para ti? (Mateus 16.13-16)   Ao perguntar ao Google em 06/04/2024, qual…

7 horas ago

BRASIL SAI NA FRENTE PARA SEDIAR MUNDIAL FEMININO DE FUTEBOL

O mundo do futebol aguarda a decisão da Fifa sobre a sede da próxima Copa…

7 horas ago

PROFESSORES DE COLOMBO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA SANEPAR

A Sanepar promoveu nesta quinta-feira (9) em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um…

8 horas ago

AUTOPAR 2024, DESTAQUE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA COM GOVERNADOR E 60 MIL VISITANTES

O governador em exercício Darci Piana participou da abertura da 11ª Autopar, realizada no Expotrade…

8 horas ago

ESPAÇOS CULTURAIS DO ESTADO ANUNCIAM PROGRAMAÇÃO PARA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Na próxima semana, os museus do Governo do Estado estarão em destaque, oferecendo uma variedade…

12 horas ago

TURISMO INTERNO ATRAI BRASILEIROS E AUMENTA A BUSCAR POR VIAGENS DE CARRO E ÔNIBUS

Quando planejam uma viagem, muitos optam por ler uma estrada rumo a um destino do…

12 horas ago