Destaque

“Temporada da dengue” termina com 135 mil casos e 108 mortes no Paraná

Redação com SESA

Terminou neste domingo (30) o período sazonal 2022/2023 da dengue. Durante os últimos 12 meses, ou 52 semanas, o Paraná registrou casos em 367 municípios, o que representa 91,9% do Estado, em todas as 22 Regionais de Saúde. Foram 341.015 notificações, com 135.064 casos confirmados e 108 óbitos pela doença.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Londrina (34.815) e Ibiporã (5.199), ambos da região Norte, Foz do Iguaçu (13.374), no Oeste, e Paranaguá (4.246), no Litoral, foram os locais com maior número de casos confirmados de dengue. Em relação aos óbitos registrados, Londrina e Foz do Iguaçu lideram a lista, com 29 e 22 óbitos, respectivamente.

“Conseguimos conter muitos focos, mas ainda assim mais de 100 pessoas perderam a vida, por isso precisamos de uma força-tarefa conjunta e permanente”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

De acordo com a pasta, o período mais crítico foi entre os dias 9 a 15 de abril. Em apenas sete dias o número de casos confirmados chegou a 13.500. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, foram meses de muito trabalho e dedicação das equipes, além das várias ações junto aos municípios.

“A dengue está presente em praticamente todo o País, e no Paraná não é diferente. Não medimos esforços para a realização de ações resolutivas e eficazes, mas precisamos também da ajuda da população”, enfatizou. “Vamos iniciar um novo período sazonal, e queremos o Paraná o mais protegido possível das doenças transmitidas pelo vetor. Cada um de nós pode e deve cuidar dos quintais”, concluiu o secretário.

NOVAS AÇÕES – A Sesa se mantém vigilante quanto ao cenário atual e já trabalha definindo ações para o novo período sazonal, que vai até 27 de julho de 2024. Serão realizadas oficinas de trabalho para elaboração dos planos de contingência municipais nas regionais que apresentaram condição epidemiológica mais crítica no período de 2022/2023.

Está programado também a capacitação das equipes regionais de vigilância epidemiológica, que multiplicarão o conhecimento e informações junto aos municípios sobre a notificação dos agravos de transmissão vetorial, como a dengue, zika e chikungunya, febre maculosa, chagas, leishmanioses – visceral e tegumentar, as conhecidas arboviroses.

“A dengue é uma doença endêmica, temos casos durante todo o ano, mas o período de maior concentração de casos notificados tem início em outubro e vai até maio. Já projetamos e programamos ações para o próximo período sazonal e pedimos a colaboração de toda a população com a eliminação de focos da doença”, complementou Ivana Belmonte.

CHIKUNGUNYA E ZIKA – Durante este período de um ano não houve confirmação de casos de zika no Paraná.

Em relação aos casos de chikungunya, o Estado registrou 3.597 notificações, 900 casos confirmados e três óbitos pelo agravo. Houve o registro de 747 casos autóctones e destes, 568 (76%) de pacientes residentes do município de Foz do Iguaçu.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

CURIOSIDADES DO TRÂNSITO: TOP 3 INFRAÇÕES MAIS COMETIDAS NO BRASIL

Não respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode resultar em infrações e…

7 minutos ago

COMO SE PROTEGER DO AUMENTO DAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS NO FIM DO OUTONO

À medida que o outono se despede e o inverno se aproxima, nosso corpo enfrenta…

2 horas ago

DIA MUNDIAL DE HIPERTENSÃO ARTERIAL: CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AINDA SÃO OS MELHORES REMÉDIOS

Dia 17 de maio é o Dia Mundial de Hipertensão Arterial, um momento importante para…

2 horas ago

COLOMBO PROMOVE O 2º FÓRUM DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL, NESTA SEXTA-FEIRA

Será realizado nesta sexta-feira,  o 2º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil,…

2 horas ago

PREFEITURA DE COLOMBO E GOVERNO DO ESTADO FORMAM NOVAS TURMAS DO QUALIFICA

Desta vez foram os alunos dos cursos de Mecânica de Motos e Sistema de Gerenciamento…

2 horas ago

BOMBEIRAS PARTICIPAM DE SIMULAÇÃO DE RESGATE ENQUANTO TREINAM PARA COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Uma equipe especializada em resgate veicular, vem ganhando destaque no Paraná, não só pelo seu…

2 horas ago