Jean Machado Ribas, suspeito de manter a esposa em cárcere privado por quase cinco anos em Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) à Justiça. A informação foi compartilhada à imprensa nesta terça-feira (22).

Polícia resgata mulher mantida em cárcere privado pelo marido em Itaperuçu. Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná

Além de cárcere, o MP-PR denunciou o suspeito por lesão corporal, dano emocional à mulher, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha. O homem teria privado a liberdade da mulher entre 2020 e 14 de março deste ano. O filho do casal, de quatro anos, também era mantido em casa com a mãe.

“O MPPR menciona também que, em 7 de março deste ano, ele ofendeu a integridade física de sua companheira, pois a agarrou pelo braço com força, causando-lhe hematoma, conforme boletim de ocorrência. Ainda é relatado que, nos dias 20 e 28 de fevereiro último, o denunciado fez ameaças de morte à mulher, caso ela contasse a alguém o que estava acontecendo em sua casa. Mesmo com medo, a vítima buscou ajuda enviando bilhete e e-mail e só foi libertada após seus pedidos chegarem ao conhecimento da polícia”, diz o MP-PR.

Atualmente, o homem está detido na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (RMC).

O caso

Segundo a polícia, o caso foi descoberto em março, após a vítima enviar um e-mail à Casa da Mulher Brasileira relatando que estava sendo mantida presa, junto com o filho. No texto, ela descreveu que sofria agressões físicas, ameaças e era monitorada por câmeras de segurança 24 horas por dia.

Jean foi preso por policiais militares, que realizaram uma operação em conjunto com policiais civis. Ele chegou a passar por audiência de custódia e foi liberado para responder em liberdade. Contudo, foi declarado foragido dias depois após um mandado de prisão ser expedido pela Justiça. Ele ficou 29 dias foragido até se entregar à polícia no último dia 16 de abril.

Compartilhe nas Redes Sociais: