Vacinas pediátricas chegam ao Paraná e começam a ser distribuídas - Jornal de Colombo

Vacinas pediátricas chegam ao Paraná e começam a ser distribuídas

Vacinas pediátricas chegam ao Paraná e começam a ser distribuídas
Vacinas pediátricas chegam ao Paraná e serão distribuídas nesta quarta-feira - Curitiba, 26/01/2022 (Foto: Danilo Avanci/SESA

O Paraná já aplicou 9,1 milhões de primeiras doses e 8,3 milhões de pessoas já estão com o ciclo completo. 1,9 milhão de pessoas já tomaram a dose de reforço.

Na terça-feira dia (25) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu um volume de 213.480 vacinas contra a Covid-19 exclusivas para crianças e adolescentes. No total, 118.280 vacinas são da marca Coronavac, destinadas a faixa etária de 6 a 17 anos (não imunocomprometidos) e 95.200 são doses da Pfizer/Biontech para crianças entre 5 a 11 anos.

As cargas chegaram de avião através do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 21h15 e às 23h10. Assim que chegaram as vacinas foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde foram conferidas e armazenadas. A distribuição para as Regionais de Saúde foi iniciada na quarta-feira (26).

“Tivemos uma mudança de faixa etária. Enquanto a Pfizer se inicia aos 5 anos de idade, a Coronavac é aos 6 anos, se estendendo até aos 17, desde que não sejam pacientes imunocomprometidos. Na quarta-feira, essas doses deverão estar chegando aos municípios”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Essa é a primeira remessa da vacina Coronavac que o Paraná recebe para a imunização do público infantil. Antes, apenas a vacina pediátrica da Pfizer estava autorizada a ser aplicada nos jovens e crianças. Somente em 21 de janeiro o imunizante foi incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A maior diferença entre as duas vacinas é a idade recomendada.

Posts