Rodízio de água é suspenso em Curitiba, mas continua em Colombo

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) anunciou nesta quinta-feira (3) que o nível geral dos reservatórios que compõem o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Saic) atingiu 84,81% de sua capacidade total, finalizando o rodízio de água em Curitiba.

No dia 19 de janeiro, em entrevista coletiva no Palácio Iguaçu, a empresa garantiu que não existe risco de racionamento de água para este ano. Contudo, caso haja a ocorrência de uma nova estiagem severa, a implantação do rodízio no abastecimento pode voltar a ocorrer.

A boa notícia, no entanto, não é para todos. Dos 346 municípios atendidos pela companhia, apenas Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, continua com o racionamento de água.

De acordo com a companhia, o motivo do racionamento que atinge 20% da cidade, deve-se ao fato de que esta não é uma área abastecida pelas barragens do sistema Saic e, sim, por poços do Aquífero Karst, que ainda estão com vazão reduzida devido a última estiagem.

Os bairros Butiatumirim, Fervida, São João, Santa Gema, Cercadinho, Serrinha, Itajacuru, Parque Embu, Arruda, Santa Tereza, Jardim Florença, Gabirobal, Uvaranal, Sapopema, Curitibano, Santa Fé, São Gabriel, Ana Rosa e Roça Grande, continuam no rodízio.

Conforme a tabela de grupos do rodízio, alguns dos distritos colombenses  citados acima seguirão com o rodízio até o dia 13 de março, porém, as variáveis do racionamento de água são os níveis de chuvas, de consumo e temperatura, fatores que a Sanepar ressalta não ter controle.

EM BUSCA DE RESPOSTAS

O vereador de Colombo, Anderson Prego, encaminhou no dia 22 de fevereiro o ofício nº 048/2022, no qual solicita explicações a respeito da continuidade do rodízio no fornecimento de água pela Companhia Paranaense de Saneamento, mesmo após quase dois anos.

“Uma empresa que presta um serviço público de tamanha importância como é a Sanepar, deveria prestar informações de forma mais transparente à população, bem como tem por obrigação empenhar esforços para resolver os problemas que atrapalham o atendimento com eficiência”, destacou o vereador.

Anderson justifica que é pertinente saber, neste contexto, quais parâmetros indicam a necessidade de manter o rodízio no fornecimento de água em Colombo; quais fatores são necessários para que o abastecimento volte a acontecer sem interrupções; e quais estratégias e ações a Sanepar estão empregando para que o abastecimento volte à normalidade.

Não foram divulgadas até o momento notas da empresa em resposta ao ofício do vereador.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

20 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

22 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

1 dia ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

1 dia ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

1 dia ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

1 dia ago