Brasil

Reunião entre ministro Waldez Góes, parlamentares e representantes municipais reforça atuação do governo Lula no combate às enchentes no PR

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (20), com parlamentares, defesa civil e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o intuito de alinhar soluções para as enchentes que atingem cidades do Paraná, foi promovido o encontro em formato online que reuniu mais de 100 representantes municipais, estaduais e federais que puderam conhecer em detalhes as ações a serem realizadas e quais medidas a administração federal tem tomado para reverter o cenário.

O ministro destacou que há um trabalho em conjunto sendo realizado, agradecendo a participação de todos. “Essa forma de atuação tem sido realizada desde o 1º de janeiro de 2023, pedido pessoalmente pelo presidente Lula. Esse modo de aproximação com governos estaduais e municipais nós colocamos em todas as unidades da federação”. Ato contínuo, o ministro afirmou que a pasta segue mobilizada para o Paraná e reafirmou os procedimentos necessários para que os prefeitos possam solicitar o apoio do Governo Federal, “Reconhecida a situação de emergência, se dá legalidade à atuação. Ao se reconhecer a situação dos municípios atingidos, se são condições para antecipar Bolsa Família, liberação de fundos e toda uma gama de políticas públicas que podem ser acionadas”, relembrou, reforçando que é extremamente necessário que os municípios formalizem suas solicitações. “Não podemos colocar dinheiro sem um plano de trabalho. Temos auxiliado prefeitos via conferência para realizar o plano de trabalho. Chegou nos conformes, já aprova e repassa. Se é emergência, não podemos deixar a burocracia vencer a gente. O ministério não fecha sábado, domingo ou feriado”.

Góes também pontuou que é testemunha do modelo colaborativo de trabalho em prol de soluções para a situação. “Temos como regra um ambiente onde a solidariedade estabelece toda linha de atuação nossa nos estados e municípios. Tenho me colocado à disposição e agradeço a mobilização dos parlamentares”, afirmou. Durante o encontro, o ministro e deputados ouviram representantes de algumas cidades atingidas, como São Mateus do Sul e Bituruna.  Entre as propostas apresentadas pelo ministro, está a elaboração de um plano de trabalho em conjunto entre Governo Federal, Estadual e municípios para facilitar a liberação de recursos e de políticas públicas para as regiões afetadas.

Parlamentares

Junto ao ministro, estiveram deputados federais e estaduais, prefeitos e demais representantes de diversos setores, tendo por mediador o deputado federal Toninho Wandscheer. Já para a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, a reunião mostra o empenho do governo Lula na ajudar ao povo paranaense. “Gostaria de agradecer muito a atenção que o ministro tem dado à situação. E essa proposta de trabalho em conjunto, com municípios e governo do estado, é muito efetiva”. Pouco antes, Gleisi já havia colocado que a situação “não é uma questão de disputa política, mas uma questão de solidariedade com os moradores que foram vítimas da tragédia” e a importância de somar esforços. “É importante ressaltar que o Governo Federal está em contato com a Defesa Civil do Paraná desde o início das enchentes. O presidente Lula pediu prioridade no atendimento de todos os municípios que estão sofrendo, seja por consequência de secas ou de enchentes”.

O Deputado federal Aliel Machado, reforçou o posicionamento do governo: “Gostaria de parabenizar o Toninho Wandscheer e a Gleisi pela união e ao ministro. Quero dizer que essa reunião é muito importante. Vejo que o Estado e o Governo Federal estão fazendo de tudo. Ao contrário do que diz o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, não é verdade que há abandono. Todos os recursos estão sendo dispensados e há um esforço para que se possam atender as necessidades dos municípios. Todos os ministérios foram solícitos quando os procuramos”.
Manifestou-se também o senador Flávio Arns, a favor de operações conjuntas e adiantou que está em contato com entidades, como a FIEP, para averiguar quais as principais demandas e formas de ajuda. “Nosso apelo é para trabalharmos em conjunto. Dessa maneira, a população vai se ser amparada”, afirmou.

Deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, destacou novamente o atendimento por parte do governo federal. “As portas estão abertas. Nosso governador esteve em Brasília. Ontem vi falando que o Paraná não está sendo atendido, mas o governador foi atendido por dez ministros”. Bakri apontou ainda que será necessário pensar no período após as enchentes. “Vamos precisar muito do governo federal. Confiamos que a administração vai dar essa resposta para nós”.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação Jornal de Colombo

Recent Posts

‘VELHO’ RADINHO DE PILHA SALVA A COMUNICAÇÃO E VIRA ITEM DE SEGURANÇA NO RS

Os rádios de pilha se tornaram itens essenciais na comunicação com pessoas afetadas pelas enchentes…

9 horas ago

PCPR DEFLAGRA OPERAÇÃO EM COLOMBO CONTRA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ENVOLVIDA EM JOGOS EM REDES SOCIAIS.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para cumprir seis ordens judiciais contra…

10 horas ago

PARANÁ CLUBE E MEIA MARATONA INTERNACIONAL ARRECADAM 40 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

Curitiba demonstrou solidariedade frente às inundações no Rio Grande do Sul. Durante o fim de…

11 horas ago

PALESTRA SOBRE COMBATE AO ABUSO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MARCA AS AÇÕES DO MAIO LARANJA.

A Prefeitura de Colombo iniciou as ações, em alusão a Campanha Maio Laranja, com a…

11 horas ago

DEPUTADA FEDERAL AMÁLIA BARROS MORRE AOS 39 ANOS EM SÃO PAULO

Morreu na madrugada deste sábado a deputada federal Amália Barros (PL-MT). Ela estava internada no…

12 horas ago

NÚMERO DE VÍTIMAS DAS CHUVAS SOBE PARA 143 NO RIO GRANDE DO SUL

Boletim divulgado às 9h deste domingo (12) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul…

13 horas ago