De acordo com um documento obtido pela reportagem do portal R7, a CPI terá duração de 180 dias e contará com nove membros. Resta aos demais membros da Câmara de Vereadores validarem a proposição para o andamento da investigação.

O pretexto da solicitação do Professor Euler é que, em outubro de 2019, a Câmara Municipal recebeu na sessão plenária o Secretário de Obras de Curitiba para prestar esclarecimentos. Na ocorrência, foram constatados diversos “lotes com contratos rescindidos e/ou atrasos e diversos outros fatos que mereciam explicações mais detalhadas”.

A reportagem destaca a existência de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta a necessidade de diferentes atualizações do Projeto Executivo, realização de aditivos para suprir quantitativos e serviços não previstos inicialmente, além de orçamentos incompatíveis com os aportes recomendados para a obra.

Ainda conforme o relatório do TCU, as omissões em relação às interferências das redes de energia, saneamento e telecomunicações, além das desatualizações do projeto e a falta de revisão e planejamento prévios para sua execução, causaram interferências e atrasos.

O documento também questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a relação com empreiteiras diante do adiantamento das obras. “Em vez de rescindir o contrato unilateralmente, as obras foram adiadas e a empresa ganhadora do consórcio teve a chance de começar a executar o plano sem prejuízo, multa ou notificação”, cita um trecho do relatório.

A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Curitiba informou à reportagem do R7 que não recebeu o pedido, e que não irá se manifestar no momento.

Histórico da Linha Verde

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o projeto Eixo Metropolitano começou a ser planejado no final dos anos 90 com o objetivo de unir os lados Norte e Sul da cidade com a Região Metropolitana. São 22 quilômetros de extensão e seis pistas (pelo leito da BR-476), ligando desde o Pinheirinho ao Atuba, beneficiando 22 bairros numa área de abrangência de 287 mil pessoas.

Batizada de Linha Verde em 2005, a rodovia começou a ser construída no dia 12 de janeiro de 2007, no trecho sul.  A previsão de entrega das obras em para 2018.

Compartilhe nas Redes Sociais: