Em atendimento à Lei Federal nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana como instrumento da organização do desenvolvimento urbano, a

Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem elaborado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PlanMob. Em razão disso, durante o mês de abril foram realizadas três categorias de pesquisas que servirão para dar suporte ao diagnóstico da atual situação da mobilidade urbana no município. 

As pesquisas de tráfego ocorreram no período de 12 a 30 de abril, em diversos locais de Pinhais e permitiram registrar os volumes e contagem de vários tipos de veículos que passam por determinado ponto em determinado horário, possibilitando avaliar a capacidade do sistema viário e eventuais pontos de congestionamento nestes locais. Foram trinta pontos previamente selecionados, e em três horários: no pico da manhã (7h às 9h59), no do almoço (11h às 13h59) e no final da tarde (16h30 às 19h29).

Outra pesquisa realizada traçou a origem e o destino de cargas no município. Foram avaliados seis pontos de parada de caminhões e veículos de transporte na cidade. Este levantamento tem como objetivo conhecer como se dá a circulação de cargas no município de Pinhais.

Já a pesquisa de avaliação do transporte coletivo foi realizada no período de 18 a 30 de abril, e permitiu efetuar uma “fotografia” do conceito atual dos usuários e dos trabalhadores do sistema sobre o transporte coletivo da cidade. As entrevistas foram realizadas dentro do Terminal Metropolitano de Pinhais, e questionaram 1.073 usuários do transporte coletivo e 113 funcionários das empresas operadoras do sistema. O resultado permitirá traçar um perfil dos usuários e trabalhadores do transporte público, além de verificar os problemas na utilização do serviço e assim propor soluções para a melhoria da qualidade do serviço.

Todas as pesquisas estão em fase de processamento de dados e irão contribuir para a formulação do diagnóstico da mobilidade municipal.

Compartilhe nas Redes Sociais: