No último sábado, 29, equipes do Programa Permanente de Castração de Cães e Gatos (CastraPet), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), concluíram a castração de 719 animais em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O município é um dos últimos do ciclo que encerra no final de junho, com atendimento em 45 localidades e 15 mil pets castrados.

O programa é uma iniciativa da Sedest, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), e executado através de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente e parte com emendas parlamentares. As prefeituras participam da organização, disponibilizando os locais e cadastros de animais. Em Colombo, a ação contribuiu com a castração de 360 animais no mês de novembro do ano passado.

Foram cinco dias de ação em Piraquara, com a presença de centenas de tutores de cães e gatos inscritos no Programa Municipal de Castrações, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além da esterilização dos pets, as famílias receberam a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo e orientação para garantir o bem-estar animal. O secretário Márcio Nunes esteve em Piraquara acompanhando a iniciativa.

Fases

Nos próximos 30 dias, o CastraPet estará em Itaperuçu para onde foram disponibilizadas 553 vagas, entre os dias 01/06 a 12/06, e São José de Pinhais, de 15/06 a 26/06, também com 553 castrações, finalizando essa etapa. Até aqui, o investimento foi de R$ 2,4 milhões. Somando todo o ciclo, serão mais de quinze mil cães e gatos esterilizados em todo o Estado. A segunda etapa atenderá, no segundo semestre, mais 69 municípios, com investimento de R$ 2,5 milhões. O programa é permanente e a meta é atingir 100% do Estado do Paraná.

Compartilhe nas Redes Sociais: