No último sábado, 19, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, fez a entrega simbólica do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas João Turin, no Parque São Lourenço. A data escolhida para a entrega marcou os 167 anos da emancipação política do Paraná. “Com muita alegria venho aqui para terminar esse mandato da recuperação de Curitiba. Na outra gestão, Margarita e eu inauguramos o Memorial de Curitiba. Na próxima, daremos à cidade o Parque da Independência e o Memorial do Brasil”, afirmou Greca.

A entrega do Memorial Paranista foi simbólica, porque o projeto segue em curso e será concluído para os 328 anos de Curitiba, em 29 de março de 2021. Neste primeiro momento, já puderam ser apreciadas 12 das 15 esculturas em bronze ampliadas do escultor João Turin dispostas no Jardim das Esculturas, entre outras benfeitorias no Memorial. “Esse memorial nos recorda que será paranista todo o paranaense capaz de amar a terra. A transformação do Parque São Lourenço neste lugar contempla um sonho de todos os paranaenses que amam nossa terra e a nossa gente em ver a obra de João Turin”, disse o prefeito.

Além das esculturas, o Jardim João Turin ganhou elementos de paisagismo da arquitetura paranista e fontes de água.

Entre as obras, todas em bronze, um dos destaques é Marumbi, a maior delas, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg. Somam-se a ela Índio Guairacá II, Homem-Pinheiro, Pedagogia, Índio Guairacá I, Caridade, Onça Brincando com Filhote, Onças Brincando, Onça Espreita II, Fundação de Curitiba, Onça Descansando e Onça Espreita I. A ampliação das obras foi possível com o apoio do empresário Samuel Lago.

Exposições permanentes

O Memorial será uma área permanente de exposições de um acervo da obra de João Turin, ícone do Movimento Paranista, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado. Nasceu em Morretes, em 1878, e morreu em 1949.

Entre as exposições que ocorrerão futuramente estará a de 78 esculturas originais de Turin, feita com apoio do Museu Oscar Niemeyer, que terá no local uma de suas galerias.

O local vai ter ainda teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, um memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná, capela em memória às vítimas do covid-19.

Presenças

A entrega simbólica do Memorial Paranista teve a participação da Banda Lyra e as presenças do vice-prefeito Eduardo Pimentel, de vereadores, secretários municipais, familiares de João Turin e profissionais que acompanharam a obra.

Compartilhe nas Redes Sociais: