Foto: Andre Wormsbecker

Foto: Andre Wormsbecker

Durante a passagem de uma das massas de ar polares mais intensas do ano, a Prefeitura de Curitiba acolheu entre terça-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (18) 1.304 pessoas em situação de rua, quando os termômetros registraram temperatura mínima perto de zero grau em Curitiba. Por causa do vento forte a sensação era ainda maior, chegando à marca negativa. De acordo com a Fundação de Ação Social (FAS), para atender as pessoas em situação de rua que procuraram acolhimento ou foram encaminhadas pelas equipes de abordagem social, que percorreram as ruas de toda a cidade para oferecer o serviço, a FAS, responsável pela Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, abriu 140 vagas emergenciais em casas de passagem.

Está abertura emergencial é sempre adotada quando há previsão de temperaturas iguais ou menores a 8 graus. Ao longo da Ação Inverno, a abertura de novas vagas atenderá a demanda diária.

Pelo terceiro dia consecutivo, a FAS ampliou o serviço de abordagem social com ação intensificada, das 18h a 1h, para localizar e oferecer acolhimento às pessoas que estavam nas ruas desprotegidas. As ações intensificadas, já programadas desde a semana passada, em função de previsão de queda da temperatura, complementam o trabalho de abordagem que é realizado 24 horas por dia.

“Trabalhamos dia e noite para proteger as pessoas em situação de rua. Rua não é moradia e insistimos para oferecer acolhimento e evitar o risco de hipotermia que existe sempre em que as temperaturas são muito baixas”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Durante toda a noite e madrugada, a fundação recebeu 285 solicitações de abordagem a pessoas em situação de rua, pela Central 156. Considerando mais de um pedido para a mesma pessoa, as equipes da FAS fizeram 237 buscas com base nos chamados feitos pela população. Em 69 delas, as equipes estiveram no endereço indicado, mas não havia ninguém no local.

Outras 31 abordagens foram realizadas a pessoas que estavam nas ruas desprotegidas e foram encontradas pelas equipes durante a busca ativa.

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até este sábado (21/5).

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Compartilhe nas Redes Sociais: