A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), autarquia vinculada ao Governo do Estado, abriu licitação para contratação de estudos e projeto executivo que visa a pavimentação da estrada que liga os municípios de São José dos Pinhais e Mandirituba. A ligação parte do trevo da empresa VW Audi na BR-376 até a Rua Gilberto Palu, na ligação com a BR-116.

Ao todo quatro participantes, entre empresas e consórcios, apresentaram propostas. O preço máximo para a contratação do projeto, previsto em edital, é de R$ 796.525,34 e o prazo para a execução será de 180 dias, contados a partir da emissão de Ordem do Serviço. O trecho previsto tem um total de 26 quilômetros.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, a pavimentação dessa estrada possibilitará uma alternativa de desvio do Contorno Sul de Curitiba para os que trafegam pela BR-116 em direção a BR-376. Além disso, vai beneficiar muitos pequenos produtores da região, impulsionando o desenvolvimento local e as agriculturas alternativas, especialmente do setor de hortifrúti e piscicultura. A região também é destaque na produção de camomila, ocupando o segundo lugar no ranking nacional.

A estrada é utilizada também por quem deseja chegar à Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, um importante polo turístico rural e religioso, abrigando a nova Igreja da Santíssima Trindade, construída com arquitetura típica dos templos ucranianos e que está entre as maiores construções do estilo no Estado.

A proposta dessa ligação atende uma orientação do governador Ratinho Junior de retomar a partir da Comec propostas de ligações metropolitanas que fomentem o desenvolvimento regional e melhore a vida das pessoas. “Estamos fazendo outros importantes estudos na região metropolitana com essa perspectiva”, disse Gilson Santos.

Compartilhe nas Redes Sociais: