Nesta quinta-feira, 13 de maio, o deputado estadual Goura (PDT) e o vereador do município de Colombo, Anderson Prego (PT), promovem uma audiência pública online para debater a área conhecida como Pedreira do Atuba, localizada na divisa entre Colombo e Curitiba, e que atualmente é utilizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) como depósito de veículos.

De acordo com Goura, o evento tem como principal objetivo discutir a atual situação do espaço que, pelo atual estado, possibilita a proliferação de potenciais zoonoses e da dengue. “Este espaço tão importante que pertence ao Governo do Estado e que está sob gestão do DER, atualmente é utilizado como pátio de veículos apreendidos, com nenhuma utilidade pública e coletiva. Estamos há bastante tempo discutindo esta questão com o Governo do Estado, entendendo que ali temos potencial para uma área que pode ser muito melhor utilizada para o bem estar da população, para fins ambientais, com áreas de cultura, voltadas ao esporte, como a escalada”, explicou o deputado. 

O parlamentar também opinou sobre o potencial desta área, que poderia beneficiar diferentes segmentos e uma significativa parte da população dos municípios próximos da região da pedreira. “Eu e o vereador Anderson entendemos que essa discussão sobre a Pedreira do Atuba que, lembrando, faz limite com o Parque Atuba, que pertence ao município de Curitiba, é importantíssima para garantirmos opções de esporte, lazer e cultura. [A Pedreira] poderia ser para o Norte da Região Metropolitana uma área para o desenvolvimento da região, trazendo qualidade de vida para a população”, comentou. 

Por fim, Goura enfatizou a importância de ações integradas entre os municípios da RMC, em especial aqueles localizados logo no entorno da Capital. “Temos um núcleo central de 14 municípios que já estão praticamente conurbados, que é o caso de Colombo, em que já há uma conexão e uma continuidade urbanística física da cidade. É imprescindível que a gente avance em um debate e uma discussão sobre uma gestão metropolitana mais integrada de políticas públicas. É um tema que defendemos há bastante tempo mas que infelizmente não é uma realidade”, disse.

O debate tem início programado para às 19h e a transmissão será realizada nas páginas do Facebook do deputado Goura e do vereador Anderson Prego.

Compartilhe nas Redes Sociais: