Foto: Reprodução RPC

Foto: Reprodução RPC

Por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba voltou a recomendar o uso de máscaras para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas.

De acordo com a Prefeitura, a indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Também permanece, a indicação já em vigor para uso de máscaras nos postos de saúde e hospitais.

Fluxo de Atendimento

Além da volta das máscaras, a Secretaria Municipal da Saúde determinou que todas as unidades de saúde passem a realizar o chamado atendimento em “Y”: um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações. O modelo foi amplamente usado durante a pandemia.

As unidades de saúde passam a atender apenas casos mais urgentes, suspendendo temporariamente o agendamento dos atendimentos aos pacientes crônicos, mantendo, porém, o acolhimento a gestantes e crianças, a realização de vacinação, dispensação de medicamentos e atendimento de odontologia.

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, das prescrições de medicamentos de uso contínuo.

Além disso, a SMS mantém a Central 3350-9000 para atender por telefone quem apresentar sintomas respiratórios leves, de segunda a domingo, das 8h às 20h. Desta forma, desafoga as unidades de saúde para receber os casos moderados e deixa as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apenas a quem apresentar sintomas mais graves, de urgência e emergência.

Compartilhe nas Redes Sociais: