Curitiba lidera pela quinta vez consecutiva o Ranking ABES da Universalização do Saneamento como a capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento. O ranking é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e foi divulgado em evento online na manhã desta terça-feira, 15.

Atendida pela Sanepar, a capital paranaense tem 100% da população urbana atendida com água tratada e 97% de atendimento com rede coletora de esgoto e serviço de tratamento. Curitiba é a única capital na categoria Rumo à Universalização. “É uma alegria muito grande termos Curitiba como a capital em primeiro lugar em saneamento. A Sanepar tem investido fortemente em água e esgoto em todo o Paraná, o que nos dá um grande orgulho e nos estimula a sair da zona de conforto porque queremos avançar nos municípios que ainda não têm o mesmo êxito da Capital. E sabemos da importância do saneamento como saúde preventiva”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile

O índice de atendimento com rede coletora de esgoto no Paraná é de 77%, sendo que 100% do esgoto é tratado.

O ranking edição 2021 reúne 1.670 municípios brasileiros que forneceram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo, o que representa cerca de 70% da população do País. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

Além de Curitiba, o ranking ABES de universalização inclui as paranaenses de Londrina, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cambé, Maringá, Pinhais e Umuarama entre as cidades de grande porte na categoria Rumo à Universalização.

Compartilhe nas Redes Sociais: